A grande maioria dos cursos superiores tem duração média de quatro a cinco anos. Porém, existem os cursos superiores de curta duração, chamados de cursos tecnólogos ou tecnológicos. Diferente dos cursos técnicos, que são de nível médio, os tecnólogos são cursos superiores, uma modalidade de graduação, assim como o bacharelado e a licenciatura.

Conforme o último Censo de Educação Superior, realizado entre os anos de 2003 e 2013, as matrículas em cursos tecnólogos pularam de 115 mil para quase 1 milhão, atingindo um crescimento médio anual de 24,1%. Além de serem reconhecidos pelo MEC, esses cursos de curta duração também garantem bons salários e uma alta taxa de empregabilidade.

Os cursos tecnólogos foram criados para suprir a demanda do mercado por profissionais qualificados. Eles têm duração de dois ou três anos por terem menos matérias que os cursos de licenciatura ou bacharelado. Essa quantidade reduzida de matérias se dá pelo fato dos cursos tecnólogos serem totalmente voltados para as necessidades do mercado de trabalho, com muitas disciplinas práticas e poucas matérias teóricas.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, mais de 90% dos formados em cursos tecnólogos conseguem emprego e 23,3% tem remuneração mais alta que o profissional que não possui graduação. Outro dado que ressalta a empregabilidade dos cursos tecnólogos, é que 79,5% conseguem emprego em sua área de formação, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ? Inep.

Vagas abertas

A Faculdade Católica Dom Orione, situada em Araguaína, no Norte do Tocantins, está com vagas abertas para dois cursos tecnólogos presenciais. Para Gestão Financeira, curso com duração de dois anos, são ofertadas 50 vagas. Já para Gestão Hospitalar, com duração de três anos, são ofertadas 40 vagas. Os dois cursos são no turno noturno.

Além dos tecnólogos, o Vestibular 2017.1 da Católica Orione conta com os cursos de Administração, Direito e Psicologia. As inscrições estão abertas até o dia 26 de outubro no site www.catolicaorione.edu.br. As provas serão realizadas no dia 29 de outubro.