Moradores registram mortantade de peixes no Rio Lontra em Araguaína
Foto: Divulgação

Mais um episódio de mortandade de peixes foi registrado no rio Lontra em Araguaína. Moradores do bairro JK flagraram milhares de peixes morrendo no início da noite desta terça-feira (10). Segundo moradores, órgãos ambientais foram chamados, mas não compareceram.

A moradora Vivan Numes, que também é representante da Associação Salve o Rio Lontra, disse à reportagem que os peixes começaram a agonizar depois que fecharam as comportas da barragem da Usina Hidrelétrica do Corujão. Com isso, a água mais adequada para sobrevivência dos peixes diminuiu e aumentou a incidência de substâncias tóxicas.

“Fecharam as comportas da barragem ontem por volta das 10h da manhã. Por volta das 16h os peixes começaram a sufocar e mais tarde começaram a morrer. Isso é revoltante, porque liguei no Naturatins, na Linha Verde, só que não atenderam. Já a noite lembrei do Cipama, mas disse que estava numa ocorrência. Mas mesmo assim e até agora não vi se eles compareceram”.

Para a moradora, o sentimento é de impotência. “Pra gente é revoltante. Ver os bichos morrendo e não poder fazer nada. Só ver esses assim sufocando, procurando por ar e não poder fazer nada. Fecharam as comportas e o rio tá seco. Só sei que a passagem de água não tá passando pela barragem”. Declarou ao AN. 

Os moradores fizeram vídeos para mostrar a situação e também afirmaram que a água estava com mau cheiro. “É revoltante, a água está com odor horrível, escura”, disse Ilza Bete.

Peixes mortos nas margens do Rio Lontra em Araguaína.