Parlamento Jovem

Quem já se imaginou ocupando uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, e contribuindo com o desenvolvimento do País?  Os estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares terão a oportunidade de vivenciar o trabalho dos deputados federais por meio do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que está com as inscrições abertas até o dia 9 de junho.

Os selecionados participarão, de 25 a 29 de setembro, da Jornada Parlamentar, que muito se assemelha ao processo legislativo real, elaborando projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o nosso país. Todas as despesas da viagem serão custeadas pelo programa.

Visando assegurar que os alunos do Tocantins conheçam o programa e participem dele, a Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc) está mobilizando as escolas do Estado, por meio das Diretorias Regionais de Educação (DREs). "Já encaminhamos o material de divulgação e as orientações para que as unidades de ensino disseminem o PJB, mostrando a importância desse programa, que permite aos alunos aprenderem na prática o que é o processo legislativo, participando ativamente de todo o processo e dando voz as suas ideias", explica a coordenadora Estadual do PJB, Vaneide Labres.

Além de contribuir para a divulgação do programa, a Seduc também conduz a etapa de pré-seleção das inscrições recebidas no Estado e participa da execução do PJB em setembro, por meio do coordenador estadual, que acompanha em tempo integral os estudantes selecionados, durante sua permanência em Brasília.

Como participar

Antes de se inscreverem, os interessados em ocupar uma vaga no legislativo jovem 2017 precisam elaborar um projeto de lei de sua autoria sobre a realidade brasileira, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de proposição legislativa.

Para auxiliar os estudantes na produção do projeto de lei, é disponibilizado, na página do Parlamento Jovem, um curso online elaborado para candidatos e um material específico para que os professores orientem seus alunos.

Após elaborar a proposição legislativa, o aluno deve encaminhá-la junto com ficha de inscrição à coordenação estadual do PJB, para o endereço eletrônico:  tocantins.pjb2017@gmail.com, ou enviar pelos correios, endereçado à Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes - Gerência de Projetos Educacionais, Ed. Jocelino Pinto, Quadra 103 Sul, Av. LO 01, Lote 63 - Palmas - TO CEP: 77.015-028.

Mais informações sobre o PJB 2017 podem ser obtidas na página do programa: www2.camara.leg.br  ou pelos telefones (63) 3218-2230.