Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins explica como serão novas eleições

A eleição suplementar para mandato tampão no Tocantins vai custar R$ 15 milhões. A informação foi revelada pelo  presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), desembargador Marco Anthony Villas Boas, na tarde desta terça-feira (27), durante coletiva em Palmas. Já a data do pleito será dia 3 de junho, primeiro domingo do mês.

Hoje, o TRE-TO  notificou o presidente da AL, deputado Mauro Carlesse (PHS), para assumir o Governo interinamente. Já a deputada Luana Ribeiro assumirá a presidência da Assembleia Legislativa. A mudança ocorre após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o Governador Marcelo Miranda e a vice Cláudia Lelis.

O desembargador Marcos Villas Boas concedeu entrevista concedeu entrevista coletiva e garantiu que as regras para a eleição suplementar serão publicadas até dia 4 de abril. Já em relação ao prazo para candidatos  renunciarem aos cargos do executivo, Villas Boas disse apenas que "a constituição não pode ser alterada".

Segundo o CT, o desembargador lamentou a situação do Tocantins, mas garantiu que o processo suplementar correrá dentro da normalidade. "O momento não é dos melhores para a estabilidade administrativa do Estado, mas que, por outro lado, é importante para a maturidade democrática brasileira, tendo em vista que a missão da Justiça Eleitoral é zelar pela regularidade das eleições" disse.

Ainda conforme a reportagem, Marco Villas Boas encerrou convocando os eleitores às urnas. "Penso que todos temos o dever cívico de repassar estes episódio em nossas mentes. Nossa escolha deve ser acertada, livre de qualquer constrangimento, máculas, revendo o histórico de todos os candidatos; vida, caráter, e sua vontade de fazer o bem", concluiu.

Mais de um milhão de eleitores devem ir às urnas para escolher quem fica termina o mandato de governador até o dia 31 de dezembro.