Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Moradores da Vila Azul em Araguaína interditaram a BR 153 em protesto contra a falta de transporte escolar.  O bloqueio ocorreu na noite desta quinta-feira (19) e durou cerca de 1h30.

Logo após às 18h00, a comunidade, mesmo sem a presença da Polícia Rodoviária Federal, interrompeu o trânsito da rodovia com barricada de pneus e fogo em colchões. De início, caminhões avançaram sobre o bloqueio e colocou em risco a vida de estudantes que protestavam.

O objetivo da comunidade é cobrar providências do Estado quanto a falta de transporte para estudantes de escolas estaduais.  No meio da pista bloqueada os estudantes gritavam.  “Queremos ônibus. Queremos ônibus.” A falta do serviço já dura uma semana.

Dona Zilene Pereira da Luz, mãe de dois filhos estudantes, cobrou uma solução imediata. “Infelizmente o Governo não olha para o nosso lado.  (...) O que a gente pede, encarecidamente, que ele [Governo] olhe para nosso lado.”

Mãe de três filhos estudantes, Elisangela da Costa reclamou da situação.  “Não tem mais condição dessas crianças ficar sem ir para a escola. (...) O ônibus não vem buscar as crianças. Mas de 10 dias sem esses meninos pisar numa sala de aula, perdendo prova, perdendo aula. Não tem condição.”

 A PRF e o Corpo de Bombeiros estiveram no local.  O desbloqueio da pista ocorreu por volta das 19h30, após a imprensa registrar o protesto e as reinvindicações da comunidade. 

O AN entrou em contato com a Seduc para saber qual motivo da falta de transporte escolar e quando o serviço será retomado. No entanto, até o fechamento da reportagem não obteve resposta.