Fernando Almeida/Araguaína

Um vídeo gravado por um moto-taxista e divulgado nesta quarta-feira (03) mostra a revolta do idoso Eudorico Bonifácio dos Santos, que foi multado por estacionar numa vaga exclusiva para “Idoso”.  O fato aconteceu no centro de Araguaína, em frente a agência da Caixa, localizada na rua 1º de Janeiro.

Bonifácio relata no vídeo que estacionou na vaga exclusiva para idosos, colocou o cartão no painel e adentrou ao banco. Quando voltou foi surpreendido por uma multa deixada pelos agentes de trânsito.

Primeira multa em 40 anos

Segundo ele, foi a primeira multa em 40 anos como motorista e demonstrou indignação sobre o fato. “Eu em cima do meu direito, com a placa [Cartão do Idoso], que está dentro do carro, o licenciamento que eu tenho para estacionar, e ele chega me coloca uma multa dessa aí. Acho que isso é abuso de poder.”

Relato do autor do vídeo

O mototaxista João Batista Carneiro, autor do vídeo, ao narrar o fato, ressalta que o Cartão Preferencial do Idoso estava no painel do carro, bem visível.  “Foi falta de atenção [do agente de trânsito] , que está aí com vontade de multar. A  verdade é essa que o araguainense tem sofrido com esse tanto de multa”, considerou.

O idoso foi multado por estacionar na vaga Exclusiva dele, conforme estabelece  o Código Brasileiro de Trânsito-CBT, considerou o fato como abuso de autoridade e afirmou que vai recorrer. “Vou procurar meus direitos. (...). Eu estacionei no lugar certo, meu carro está em dias, agora acho que foi o abuso muitos grande eles  fazer uma coisa dessa comigo e uma falta de respeito com idosos também.”

Versão da AMTT

Em nota, a AMTT, apresentou versão diferente sobre as circunstâncias da multa e disse que no momento da autuação o Cartão Preferencial do Idoso mostrado no vídeo não estava no painel do veículo no momento. No entanto, disse que nestes casos,  pessoas que possuem o cartão, basta apresentá-lo à agência e a multa será revogada, conforme estabelece o CBT.

A nota ainda diz que “ao contrário do que quis induzir o vídeo, a AMTT tem buscado resguardar os direitos dos idosos e deficientes físicos com campanhas educativas de trânsito voltadas especificamente para esse público, como "Esta vaga não é sua nem por um minuto" e "Multa Moral". Ambas campanhas estão sendo realizadas na cidade e têm mudado muitos hábitos de maus condutores com ações educativas.

Ressaltou que outras campanhas educativas, como "Araguaína na Faixa", “Seja Gentil no Trânsito” e "Agentes Mirins", também já foram realizadas. “A função da AMTT é buscar um trânsito em que os direitos e deveres dos condutores e pedestres sejam cumpridos”.