O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Roberto Pires, inaugurou na noite desta quinta-feira, 18, o auditório do Centro de Educação e Tecnologia do SENAI em Araguaína, que passou por completa revitalização.
A agenda também contou com a visita do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, ao SENAI. Durante o encontro, Roberto Pires destacou potencialidades e desafios da indústria no Tocantins e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Sistema FIETO no fortalecimento do setor produtivo.
Desafios da indústria no Tocantins
Ao abordar o cenário industrial do estado, Roberto Pires destacou os desafios enfrentados por uma indústria ainda em consolidação, como falhas de infraestrutura e gargalos na formação educacional, mas ressaltou os avanços econômicos alcançados.
“Com todos os obstáculos que uma indústria nascente como a do Tocantins enfrenta, a exemplo de falhas de infraestrutura e na formação educacional, o nosso estado ainda comemora resultados como o crescimento do PIB acima da média nacional, impulsionado pelo agronegócio. Essa é a nossa maior vocação, que nos direciona a defender a agroindústria para agregar valor e gerar mais emprego e renda a partir de um produto transformado. Dessa forma, seremos seguramente um eixo de desenvolvimento e não somente um eixo viário”, afirmou.
Roberto Pires também destacou as entregas realizadas ao longo do ano e o papel estratégico das instituições que compõem o Sistema FIETO.
“O Sistema FIETO trabalha em várias frentes na busca por um ambiente favorável de negócios para o empresário industrial. A FIETO apontando caminhos e dialogando com o poder público na defesa dos interesses da indústria; o IEL oportunizando experiência prática supervisionada de estudantes inseridos no mercado por meio do estágio; o SESI ofertando educação básica de qualidade e alinhada à formação que o mercado necessita; e o SENAI preparando mão de obra de acordo com as demandas do nosso segmento”, explicou.
Auditório revitalizado
Projetado para atender o Sistema FIETO e toda a comunidade, o auditório do SENAI recebeu o nome da conselheira Marlei Maria Moreira, em reconhecimento à sua contribuição institucional.
A cerimônia de inauguração reuniu lideranças industriais, autoridades locais, representantes do Sistema FIETO e familiares de Marlei Maria Moreira, que receberam a placa de homenagem. Em nome da família, o conselheiro Cabral Gonçalves resumiu o momento em uma palavra: “gratidão”.
Durante o evento, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, que já atuou como colaborador do SENAI, relembrou sua trajetória na instituição e agradeceu a contribuição do Sistema FIETO ao município.
Segundo ele, o auditório sempre foi palco de ações marcantes nas áreas de cultura e educação e, agora, passa a oferecer a melhor estrutura do estado para a realização de eventos.
Cessão de uso
A agenda também contemplou uma visita técnica ao SENAI, ocasião em que Roberto Pires e Wagner Rodrigues oficializaram a cessão de uso, sem ônus, do espaço onde funcionava a primeira escola do SESI, que será utilizado pelo município para atividades educacionais.

