Hospital Regional de Araguaína (HRA).
Foto: André Araújo/Gov. TO

Uma carta aberta assinada por funcionários e membros do corpo clínico e da enfermagem do Hospital Regional de Araguaína (HRA) cobram a saída da diretora-geral da unidade, Cristiane Uchoa. O documento de 26 de fevereiro relata uma suposta postura “ríspida” e “autoritária” da diretora, gerando “conflitos com o corpo clínico”. “Comportamento que já trouxe prejuízo a diversos setores e serviços como nefrologia, endoscopia, cirurgia, clínica, torácica, urologia e residência médica. Sabemos que é necessário termos uma gerência com liderança e imparcialidade e que possa administrar com parcimônia e respeito aos que aqui trabalham. Por isso, comunicamos o interesse dos que assinam na substituição imediata da direção, para o bom andamento do serviço e bem estar do trabalhador e do paciente”, resume.

Sesau não foi provocada oficialmente

Acionada, a Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau) afirma não ter recebido manifestações contrárias à atuação da servidora de forma oficial. “A Sesau destaca que não coaduna com quaisquer atitudes que diferem do respeito nas relações de trabalho e atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e toda pessoa pode manifestar-se por meio da Ouvidoria, um canal seguro, para relatos de queixas e elogios a respeito dos serviços e acolhimentos recebidos nas unidades sob sua gestão”, defendeu.

Confira a íntegra da nota da Sesau:

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que não recebeu oficialmente, manifestações contrárias à atuação da referida servidora, à frente da diretoria geral do Hospital Regional de Araguaína (HRA).

A SES-TO destaca que não coaduna com quaisquer atitudes que diferem do respeito nas relações de trabalho e atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e toda pessoa pode manifestar-se por meio da Ouvidoria do SUS, um canal seguro, para relatos de queixas e elogios a respeito dos serviços e acolhimentos recebidos nas unidades sob sua gestão. Os contatos são: (63) 3218-2025 ou o 0800 64 27200. As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa e para todas elas, são abertos processos investigativos e tomadas as medidas legais cabíveis.