Jorginho Mello foi um dos palestrantes do Webinar Finanças.
Foto: Divulgação/Sebrae

Nos próximos dias, o governo federal deve liberar mais R$ 10 bilhões para o Pronampe – Programa de Apoio às Empresas de Pequeno Porte - a confirmação foi dada pelo Senador da República, Jorginho Mello, durante painel sobre linhas de crédito na Arena do Conhecimento, promovida pelo Sebrae Tocantins.

O evento contou também com as participações dos superintendentes do Banco do Brasil, Raul Mohamed e do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo.

O Senador é o autor do projeto que deu origem a Lei 13.999, criadora do programa, e onde já foram disponibilizados mais de R$ 32 bilhões de reais e, atende mais de 400 mil pequenos negócios do país.

Jorginho Mello destacou que já articula junto com a senadora Kátia Abreu para que o Pronampe seja fundo permanente e sirva de apoio aqueles que desejam empreender e dar longevidade aos seus negócios. Os superintendentes das Instituições Bancárias públicas destacaram as linhas de crédito disponíveis e traçaram um panorama dessas operações no estado do Tocantins.

No Banco da Amazônia, segundo Marivaldo Melo, existem diversas possiblidades, inclusive para aquelas pessoas que não possuem contas bancárias. “Inicialmente foram oportunizados para Araguaína e agora se expandiu para Palmas e Gurupi. Nessa modalidade a inadimplência é mínima. Nossos consultores estão buscando grupos de, no máximo, cinco empreendedores para que tenham acesso ao microcrédito orientado. Temos ainda recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e capital de giro entre tantos outros”, analisou o superintendente.

Raul Mohamed, do Banco do Brasil, destacou que a Instituição tem investido em tecnologia para facilitar o atendimento. “No nosso site, é possível acessar um canal para empresas e lá estão todos os nossos produtos para quem precisa de recursos financeiros, desde o microcrédito orientado, ao capital de giro, financiamentos para máquinas e modernização. É possível também escolher valores e prazos e soluções tecnológicas que facilitam a comercialização de produtos”, pontuou.

Ao final do painel digital, os representantes das instituições bancarias aproveitaram a oportunidade e solicitaram auxilio ao Senador Jorginho Mello em relação a recuperação de crédito. Também solicitaram flexibilidade no prazo de pagamento.