A rede municipal de ensino foi contemplada na tarde desta sexta-feira,9, com o anúncio do reajuste de 8,32% no piso salarial dos profissionais do magistério que atuam na rede municipal de ensino de Miracema do Tocantins. A decisão da prefeita Magda Borba está publicada no Decreto n° 036.
De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, 83 professores nível I com jornada de 40h/semanais vão receber a quantia de R$ 1.696,98 que serão pagos retroativo ao dia 1° de abril e disponível em conta bancária para saque já neste sábado,10.
Miracema do Tocantins está entre os três municípios tocantinenses que melhor remunera o profissional do magistério. Além disto, a cidade se destaca também no cenário nacional por fazer parte do segundo Estado brasileiro que paga os melhores salários para os professores, conforme dados da Secretaria de Estado da Educação- Seduc.
Segundo reajuste da gestão
Este é o segundo reajuste concedido em menos de um ano e meio de gestão. No início de 2013 foi concedido aumento de 7,97% para todos os níveis. Até o final de 2012 o salário inicial nível médio era de R$ 1.451,00.
No acumulado, o salário destes profissionais em apenas 16 meses de administração está quase 17% maior.
Para a prefeita de Miracema, Magda Borba, o compromisso público de valorização da categoria vem sendo fielmente cumprido e a administração vem respeitando o estabelecido pela Lei N° 11.738 de 2008 que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
“É gratificante para a categoria e para a gestão termos a condição de valorizar nossos professores. A atual gestão com muita organização administrativa mostra sua competência e pela segunda vez estamos reajustando os valores. Além disto, a economia do município será aquecida”, avaliou a prefeita Magda Borba.
Jornada de Trabalho
Desde o início do ano letivo de 2014, os profissionais do Magistério contam com sua jornada distribuída em 2/3 das atividades desenvolvidas em sala de aula e 1/3 de atividades fora da sala de aula "hora atividade", sendo redistribuídas entre planejamento individual e coletivo e carga horária de estudo remunerado.
O secretário municipal de educação, Robson Vila Nova, destacou que o reajuste era esperado pela categoria e que a prefeita Magda Borba, mesmo enfrentam as dificuldades que assolam todos os municípios brasileiros vem determinada em cumpri o Plano de Governo e está ultrapassando as metas.