
A Prefeitura de Gurupi decidiu liberar o funcionamento de templos religiosos, igrejas e academias em horários determinados a partir deste sábado (30). A medida passa a valer pelos próximos 15 dias.
Os estabelecimentos religiosos poderão abrir entre 6h e 7h ou então a partir das 19h deste sábado (30). O decreto Nº 0623/2020 com a mudança foi assinado pelo prefeito Laurez Moreira (PSDB).
Para poder funcionar presencialmente, as igrejas devem seguir algumas exigências sanitárias. O distanciamento social entre os fiéis e o uso das máscaras continuam sendo obrigatórios. Também é necessário disponibilizar produtos para a higiene das mãos, como álcool em gel.
A ocupação máxima permitida é de 30% da capacidade de cada prédio. Também é proibida a participação de pessoas dos grupos de risco nas cerimônias.
No caso das academias, é obrigatório que cada aluno leve o próprio kit de higiene com garrafa de água, toalha de rosto, máscaras, flanelas e álcool em gel a 70%.
Também foi liberado por 15 dias a realização de treinamentos táticos, realizados pelas escolinhas de futebol, ficando proibido a realização de jogos coletivos.
Segundo a prefeitura, a liberação foi dada mediante o cumprimento das exigências do Poder Executivo quanto as medidas de distanciamento social, higiene e uso obrigatório de máscaras de proteção, e além disso, outros critérios foram estabelecidos pelos incisos I ao VI do Art. 25 do novo Decreto.
As denúncias referentes ao descumprimento das medidas estabelecidas, poderão ser realizadas por meio da Ouvidoria geral do município, através do número 0800 646 3366 ou (63) 3315-0077, no horário das 7h às 23h.
Veja a íntegra do Decreto na edição Nº 0002 do Diário Oficial de Gurupi (DOMG).