César Halum (PRB) após caminhada em Araguaína

Durante caminhada, realizada nas ruas de Araguaína nesta terça-feira, 2,  César Halum (PRB) destacou a importância da Região Norte eleger um senador.  César é de Araguaína, deputado federal e agora candidato a senador da Região Norte. E a caminhada foi uma mobilização de vereadores, deputados e lideranças em apoio à candidatura de Halum.

Norte goiano

Ele fez um apanhado histórico sobre a representatividade federal e lembrou que mesmo na época em que Araguaína pertencia ao norte goiano, já tinha um senador, mas agora está sem. " A região de Araguaína, o Norte do Estado e o Bico do Papagaio, estão há cinco anos órfãos de representação no Senado." Disse César.

Antes da criação do Tocantins a cidade de Araguaína já tinha o seu senador.  Era Benedito Vicente Ferreira, mais conhecido como Benedito Boa Sorte, que teve dois mandatos consecutivos, entre 1967 e 1971.

Com a criação do Tocantins, em 1988, ficou convencionado que o novo estado teria três senadores de regiões diferentes e no Norte o escolhido foi  Carlos Patrocínio, da cidade de Araguaína.

Ele esteve no Senado por dois mandados:  1989-2003. Seu substituto foi João Ribeiro, eleito senador por dois mandatos consecutivos e exerceu a função entre fevereiro de 2003 a dezembro de 2013, quando faleceu em SP.

Substituto de João Ribeiro

Devido a morte de João Ribeiro, o suplente Ataídes Oliveira (PSDB) assumiu a vaga e a cidade de Araguaína ficou sem o seu representante no Senado. E agora, lideranças escolheram o nome de César com a "missão" de substituir João Ribeiro.

-O momento é agora. Dos noves candidatos a senador, só tem um que é de Araguaína e que é do Norte, é o César Halum. É  oportunidade que Araguaína tem de recuperar sua vaga no Senado. Por isso que esse movimento é muito maior que o César Halum. Esse é um movimento de Araguaína. Destacou César Halum.

Recentemente, César citou exemplos para mensurar a "força da representatividade" de um senador, em comparação com a Câmara dos Deputados.  Citou que São Paulo tem 70 deputados federais, Rio de Janeiro, 56; e Minas Gerais, 54. O Tocantins tem apenas 8.

"Somos minoria" disse Halum se referindo a força na hora de aprovar projeto de lei ou liberar recurso.

Contudo, César frisou que no Senado todos "são iguais" e tem a mesma força na hora de votar. Isso porque, diferentemente da Câmara dos Deputados, cada estado tem apenas três senadores.

"Então, a força de um senador é muito grande. E nós de Araguaína temos cinco anos que perdemos isso e estamos de braços cruzados." Pontuou César Halum, destacando a importância de a região norte do estado elege-lo como senador.