Amélio destacou gestão conjunta e união dos Poderes
Foto: Koró Rocha/Aleto

A posse dos membros da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), neste sábado, 1º, para o Biênio (2025-2026) da 10ª Legislatura presidida pelo deputado Amélio Cayres (Republicanos) reuniu lideranças políticas de todo o Estado. Além do governador Wanderlei Barbosa, secretários, vereadores e prefeitos de vários municípios participaram da sessão especial.

Amélio prometeu dar continuidade à gestão compartilhada pautada pelo diálogo e a transparência, alinhados com o Governo. “Essa Casa sempre foi conduzida com a participação de todos os deputados na realização das ações e dos trabalhos legislativos, sempre com a união de esforços, equilíbrio e democracia”. Destacou o presidente da Aleto.

Foram empossados para cargos na Mesa Diretora os deputados Leo Barbosa (Republicanos), 1º vice-presidente; Cleiton Cardoso (Republicanos), 2º vice-presidente; Vilmar de Oliveira (Solidariedade) como 1º secretário, Janad Valcari (PL), 2ª secretária; Luciano Oliveira (PSD), 3º secretário; e Marcus Marcelo (PL), como 4º secretário.

Em seu discurso, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da união e do diálogo entre os Poderes e ressaltou a capacidade de Amélio Cayres de administrar as divergências e ideologias políticas e pela gestão equilibrada e eficaz. 

“A capacidade de convergência que essa Casa demonstrou ao caminhar unida para um novo mandato. Isso é raro de se ver, mas essencial para o Tocantins. Os prefeitos, vereadores, vice-prefeitos presentes aqui demonstram que temos uma unidade necessária para trabalhar pelo povo que tanto precisa de nós. É fundamental que todos os projetos debatidos aqui estejam focados no desenvolvimento do nosso Estado e na melhoria da qualidade de vida da população”, nfatizou.

A união dos parlamentares em prol de um projeto de desenvolvimento e fortalecimento econômico dos municípios tocantinenses também foi comentado pelos prefeitos presentes na solenidade de posse. O prefeito de São Miguel, Alberto Moreira, considerou positiva a liderança do deputado no Parlamento. “A Assembleia é nossa parceira, assim como o Governo do Estado. Com esse apoio vamos dar continuidade às obras de pavimentação asfáltica e os projetos para Educação e Cultura muito importantes para o nosso município”.

O prefeito de Piraquê, Silvino Oliveira, também prestigiou a posse e destacou o otimismo com a reeleição da presidência. “Um ótimo representante para todo o Tocantins, e que se compromete com as demandas da população. A prefeitura depende muito dos recursos do FPM e das emendas parlamentares para nossas obras de infraestrutura e ações da Saúde por isso essa parceria com a Assembleia é fundamental.” Enfatizou.

Do município de Sampaio, o prefeito Agnon Gomes também fez questão de comentar a sua expectativa com essa reeleição.

“Sempre reconhecemos o respeito do presidente e a forma democrática em conduzir a gestão, sempre procurando respeitar as divergências, mas sempre buscando o equilíbrio para a promoção de políticas públicas e obras estruturantes em alinhamento com o Executivo e as demandas da população”.

De Ananás, o prefeito Robson Pereira também comentou a sua satisfação com a reeleição de Amélio. “É uma grande satisfação ver um representante do Bico do Papagaio ser reeleito na presidência da Assembleia. “Espero que sua gestão continue trazendo bons frutos para o Tocantins. Essa união da Assembleia e Governo mostra a força dos deputados em benefício dos municípios que resultam em obras de infraestrutura, novas escolas e apoio para as ações em benefício do povo", ressaltou.

O prefeito de Carrasco Bonito, Gilvan Bandeira também enfatizou.   “As expectativas são as melhores. Temos essa parceria com a Assembleia sempre buscando apoio para nossos projetos e emendas parlamentares em benefício do povo.”

Membros eleitos – Nova Mesa Diretora ( 2025-2026)

Presidente – Amélio Cayres (Republicanos)

1º  Vice - Presidente – Leo Barbosa (Republicanos)

2º Vice – Presidente –1º  Secretário – Cleiton Cardoso (Republicanos)

1º  Secretário – Vilmar de Oliveira (Solidariedade)

2º  Secretário – Janad Valcari (PL)

3º  Secretário – Luciano Oliveira (PSD)

4º  Secretário - Marcus Marcelo  (PL)