A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, acionista da Investco e da Enerpeixe no Tocantins foi reconhecida pela Brand Finance, consultoria global de estratégia de negócios evaluation de marcas no mercado, como uma das 15 marcas de companhias de utilidades públicas mais valiosas do mundo. De acordo com o estudo, o valor da marca EDP aumentou em 38,5% em um ano, chegando a US$ 2,7 bilhões.
Segundo Brand Finance, a força de uma marca é calculada por um conjunto de ações ligadas aos investimentos na imagem da empresa, ao relacionamento com stakeholders e a performance nos negócios. Com isso, além de calcular o valor geral da marca, a consultoria também determina a força relativa das empresas por meio de um balanço scorecard de métricas de avaliação do desempenho da companhia nas três frentes de atuação, somadas às previsões de receita.
Neste sentido, a EDP obteve uma avaliação de AA+, tornando-se a marca de utilidade pública portuguesa mais valiosa, e ocupando a 14ª colocação no ranking mundial, com um aumento de quatro posições em relação ao ano anterior.
“O reconhecimento da Brand Finance às nossas práticas de inovação e governança é motivo de orgulho para a EDP. Isso nos mostra que estamos no caminho certo para fortalecer a reputação de nossa marca, por meio de nossa aposta na transformação digital e nas causas inspiradoras que defendemos” afirma Paulo Campos Costa, diretor global de Comunicação e Marketing da EDP.
David Haigh, CEO da Brand Finance, destaca o crescimento da EDP, elogiada por sua visão de futuro e, principalmente, pela inovação tecnológica e investimento em energias renováveis. “O pleno comprometimento da EDP em reforçar seus ativos renováveis nos EUA, na Europa e na América Latina a torna uma força pioneira na arena das utilidades públicas", diz Haigh.
No Brasil, a EDP foi a primeira empresa do setor elétrico a criar um Centro de Excelência em Robotização. Até o momento, a empresa conta com mais de 150 robôs em operação. A digitalização desses processos corresponde a cerca de 70 mil horas de trabalho e gera um ganho anual equivalente a R$ 6 milhões. Para 2019, o objetivo é chegar a 170 processos/atividades robotizados.
Na área de responsabilidade social, algumas das iniciativas de maior destaque são o patrocínio master à reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, destruído por um incêndio em 2015, e, mais recentemente, o anúncio do patrocínio à restauração do Museu do Ipiranga, fechado desde 2013.
Reconhecimentos
Em 2018, a Companhia conquistou pela quinta vez o Troféu Transparência, prêmio concedido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) às organizações com as melhores práticas contábeis.
A empresa ainda foi apontada pelo Guia EXAME de Sustentabilidade como Melhor Empresa do Brasil em Relação com a Comunidade por iniciativas como a instalação de usinas solares em comunidades indígenas e ribeirinhas e os projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto EDP em frentes ligadas à educação, ao desenvolvimento local e geração de renda.
Sobre a EDP no Brasil
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,4 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
Sobre a Brand Finance
A Brand Finance desenvolve estudos globais referentes à reputação e valor financeiro de marcas desde 1996, e avalia anualmente mais de 3.500 marcas.