Com o intuito de melhorar a forma de produzir e gerenciar os negócios dentro das empresas, buscando a competitividade e eficácia na produção, é realizado em Araguaína de 29 a 02/10, o curso “Supervisor de Produção”, voltado a profissionais da área de confecção inseridas no Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi).
No primeiro dia de treinamento, 29/09, durante alguns empresários foram certificados com o diploma de 15 horas da capacitação de gestão e técnicas da produção.
A capacitação reúne empresários das cidades de Colinas e Araguaína que procuram ferramentas necessárias para alavancar os seus empreendimentos. O curso é realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Tocantins) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Dentro do curso estão sendo abordados os temas: Cronoanálise, chefia, liderança, planejamento, organização da produção e layout, além da racionalização dos métodos de trabalho para otimização do tempo dentro da produção.
De acordo com o consultor em gestão da Produção, Edinaldo Ramos Freire, a região norte do Estado é considerada um local bom para a lucratividade nos negócios, mas é necessário a capacitação de forma adequada. “O empresário tem que melhorar, porque o mercado está fervendo e quem ganha é aquele mais preparado. Hoje a maior dificuldade ainda é a mão de obra qualificada”.
“O PROCOMPI trouxe bons resultados dentro da minha Fábrica, antes eu não fazia nem contagem das minhas peças e com isso não sabia o lucro exato que estava ganhando, mas hoje consigo perceber a diferença. Minha Fábrica tem três anos e no próximo ano quero contratar mais pessoas para trabalhar, é claro também participar desses treinamentos”, disse a empresária Maria Antonia.