Política

Empresário de Araguaína cobra reabertura do comércio: "é o nosso grito de socorro"

Em vídeo, empresário diz que o comércio deu sua contribuição. "Não dá para enfrentar essa guerra de portas fechadas".

Empresário de Araguaína, Alcides Guimarães
Foto: Reprodução

O empresário e suplente de vereador, Alcides Guimarães, gravou vídeo e divulgou nas redes sociais nesta quarta-feira (20), para cobrar ação ao prefeito, vereadores e deputados de Araguaína. E fez pedido de socorro às autoridades, desabafando: “não dá mais para ficar de portas fechadas."

Em frente à sua empresa, de portas fechadas, Guimarães enfatiza ser comerciante há de 30 anos, que gera emprego e renda em Araguaína. Cita que  há “vários supermercados” abertos e “lotados de pessoas” e questiona o fechamento do comércio em geral. E, por outro lado, argumenta que há “mais de mil” cabelereira (os)  “impedidas de trabalhar”.

A nossa situação hoje é essa. Os comerciantes estão de portas fechadas. Será que nos comerciantes somos as pessoas que mais transmitimos o vírus.? (...) Temos que tomar os devidos cuidados para enfrentar essa doença. Isso é uma guerra. E nós temos que enfrentar essa guerra. E nós não podemos enfrentar essa guerra de portas fechadas. Desabafou.

Guimarães afirma reconhecer o perigo da doença e que Araguaína é a cidade do estado mais atingida. Mas, segundo ele, para “vencer a guerra” precisa da união de todos e citou que o comerciante está fazendo sua parte.

Diante disso relembrou que Araguaína elegeu seu representantes, citando o prefeito Ronaldo Dimas, dos 17 vereadores, dos deputados estaduais Elenil da Penha, Valderez, Jorge Frederico, Olyntho Neto e Issam Saado, além do deputado federal Tiago Dimas.

 —Nós já demos a nossa contribuição. Araguaína já deu a sua contribuição para com os políticos. Agora é o nosso grito de socorro. Essas autoridades tem que ver nossos comerciantes e achar uma solução para resolver o nosso problema. Cobrou, acrescentando.

Não dá para nos encararmos essa guerra sem sustentar a nossa família. Nós precisamos sustentar a nossa família. Nós não temos salario, não somos aposentados. Tiramos o nosso sustento aqui das nossas empresas. Nossas empresas são pequenas e no máximo entre três ou quatro pessoas de uma só vez.

Agora não dá para enfrentar essa guerra com os comércios fechados. Não da para enfrentar essa guerra de portas fechadas. Como vamos alimentar as nossas famílias. (....) Fica aqui meu chamamento para as autoridades de Araguaína. Não dá mais para ficar de portas fechadas. Finaliza, conclamando união para resolver o problema dos comerciantes. 

O vídeo recebeu vários comentários no perfil do Facebook de Alcides Guimarães. Entre vários, o cirurgião dentista Sérgio Eulálio, que demonstrou preocupação com as medidas restritivas impostas ao comércio de Araguaína. Defendeu que a fiscalização  severa seria o mais correto e eficiente, que o fechamento das empresas.  

-Realmente, estamos parados, mas contas de água, luz, telefone e algumas outras, continuam correndo. Mesmo que não façam os cortes, nas assim que isso acabar, onde vamos arrumar dinheiro para paga-las? Estamos dando prioridade à alimentação e remédios. E quando até isto vier a faltar ? Quem vai colocar comida na mesa das nossas famílias ?