Empresários de Araguaína Elionai Rodrigues da Silva e Jadson Sousa apostaram na pesca esportiva e montaram uma loja com mais de cinco mil itens. A Via Lago Sport Fishing, localizada no Campelo Via Lago, fornece desde o básico como a vara de pesca, a isca, óculos de proteção até caiaque utilizado por pescadores.
Os empresários perceberam que a região é propicia para a pesca esportiva e resolveram aproveitar a oportunidade para incentivar a prática e também investir no ramo. Eles adotaram o peixe tucunaré − espécie nativa e muito comum nos rios Araguaia, Tocantins e lagos no Estado − como símbolo da loja.
“A gente viu a oportunidade de também trazer esses produtos para quem gosta da pesca esportiva. (...) Juntando o útil ao agradável. (...) Também trazer o cliente (...) e dentro da loja física ele escolhe seu produto.” Explicou o sócio Elionai Rodrigues.
Jadson Sousa, também sócio da empresa, deu mais detalhes sobre a gama de produtos vendidos. “O carro chefe da loja gira entorno do material da pesca esportiva: iscas, carretilhas, varas e acessórios em geral. (...) Trabalhamos com marcas já conhecidas, que não encontravam na cidade. (...) A gente trabalha também com a parte de embarcações. Temos parceria com uma fábrica de barco que faz modelo sob medida.” Destacou.
Além de empresários, Jadson e Elionai também são pescadores esportivos e conquistaram amizades nos momentos de lazer e agregaram parceiros nos negócios. Um deles é Valtecar Júnior de Sousa Melo, 32 anos, que utiliza os produtos e faz a divulgação das marcas de produtos nas redes sociais e no dia a dia na prática.
−O pescador esportivo é aquele cara que vai, pesca, faz o vídeo, tira foto. Usa os melhores produtos e os melhores equipamentos e principalmente fazer a soltura do peixe. (...) O pescador esportivo trabalha com o pesque solte. A emoção dele é pegar o peixe e soltar. Explicou Valtecar, acrescentando que o Tocantins é referência na pesca esportiva.
Outro cliente da loja e pescador esportivo há quatro anos, Sandro R. Martins dos Santos, explicou que a prática vai além da diversão, proporcionando consciência ambiental e mudança de cultura.
“Não é só uma recreação como também um estilo de vida. Quem escolher fazer a pesca esportiva, escolhe também preservar o meio ambiente. (...) É a mudança da cultura predatória para uma cultura de preservação.”
A modalidade tem crescido do Estado devido aos rios Araguaia e Tocantins, lagos naturais e também formados por hidrelétricas. Nesses ambientes abrigam espécies nativas, como tucunaré, caranha, bicuda, cachorra larga, barbado e curvina.
O projeto de repovoamento do Lago Azul, com a soltura de 200 mil alevinos, também vai incentivar a pesca esportiva na Araguaína.