Elionai Rodrigues, Valtecar Júnior e Jadson Sousa
Foto: Divulgação

Empresários de Araguaína  Elionai Rodrigues da Silva e Jadson Sousa apostaram na pesca esportiva e montaram uma loja com mais de cinco mil itens.  A Via Lago Sport Fishing, localizada no Campelo Via Lago, fornece desde o básico como a vara de pesca, a isca, óculos de proteção até caiaque utilizado por pescadores.  

Os empresários perceberam que a região é propicia para a pesca esportiva e resolveram aproveitar a oportunidade para incentivar a prática e também investir no ramo. Eles adotaram o peixe tucunaré − espécie nativa e muito comum nos rios Araguaia, Tocantins e lagos no Estado − como símbolo da loja. 

“A gente viu a oportunidade de também trazer esses produtos para quem gosta da pesca esportiva. (...) Juntando o útil ao agradável. (...) Também trazer o cliente (...) e dentro da loja física ele escolhe seu produto.” Explicou o sócio Elionai Rodrigues. 

Jadson Sousa, também sócio da empresa, deu mais detalhes sobre a gama de produtos vendidos. “O carro chefe da loja gira entorno do material da pesca esportiva: iscas, carretilhas, varas e acessórios em geral. (...) Trabalhamos com marcas já conhecidas, que não encontravam na cidade. (...) A gente trabalha também com a parte de embarcações. Temos parceria com uma fábrica de barco que faz modelo sob medida.”  Destacou. 

Além de empresários, Jadson e Elionai também são pescadores esportivos e conquistaram amizades nos momentos de lazer e agregaram parceiros nos negócios. Um deles é Valtecar Júnior de Sousa Melo, 32 anos, que utiliza os produtos e faz a divulgação das marcas de produtos nas redes sociais e no dia a dia na prática. 

O pescador esportivo é aquele cara que vai, pesca, faz o vídeo, tira foto. Usa os melhores produtos e os melhores equipamentos e principalmente fazer a soltura do peixe. (...) O pescador esportivo trabalha com o pesque solte. A emoção dele é pegar o peixe e soltar.  Explicou Valtecar, acrescentando que o Tocantins é referência na pesca esportiva. 

Sandro R. Martins, pescador esportivo

Outro cliente da loja e pescador esportivo há quatro anos, Sandro R. Martins dos Santos, explicou que a prática vai além da diversão, proporcionando consciência ambiental e mudança de cultura.

“Não é só uma recreação como também um estilo de vida. Quem escolher fazer a pesca esportiva, escolhe também preservar o meio ambiente. (...) É a mudança da cultura predatória para uma cultura de preservação.” 

A modalidade tem crescido do Estado devido aos rios Araguaia e Tocantins,  lagos naturais e também formados por hidrelétricas.  Nesses ambientes  abrigam espécies nativas, como  tucunaré, caranha, bicuda, cachorra larga, barbado e  curvina. 

O projeto de repovoamento do Lago Azul, com a soltura de 200 mil alevinos, também vai incentivar a pesca esportiva na Araguaína.

A Via Lago Sport Fishing, fica localizada no Campelo Via Lago

A loja conta com mais de 5 mil itens de pesca esportiva

A loja fornece desde o básico como a vara de pesca, a isca, óculos de proteção até caiaque utilizado por pescadores

Loja tem carretilha e molinetes de várias marcas

Loja dispõe de iscas de diferentes marcas e acessórios em geral