Governadores Flávio Dino e Mauro Carlesse
Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins

O setor do agronegócio tocantinense recebeu uma excelente notícia na tarde desta quinta-feira, 22, durante reunião realizada no Palácio Araguaia, entre os governadores do Tocantins, Mauro Carlesse, do Maranhão, Flávio Dino, seus respectivos secretários e empresários do ramo de logística portuária.

Trata-se de um novo terminal intermodal que será construído no município de Palmeirante, no Tocantins, cujas obras iniciam no mês de agosto, devendo ser concluídas em 14 meses, atendendo a uma demanda crescente do setor por insumos fertilizantes, além de melhoria no escoamento de grãos.

O novo terminal intermodal faz parte do contrato de parceria firmado entre a VLI e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI), com investimento aproximado de R$ 200 milhões.

 O empreendimento faz parte de um novo ramal ferroviário, conectado à malha do Corredor Centro-Norte e interligado ao Terminal da COPI no Porto de Itaqui (MA), por meio do qual os insumos serão carregados e transportados por quase mil quilômetros até o terminal de Palmeirante.

A capacidade inicial de movimentação proporcionada por esta nova estrutura será de 1,5 milhão de toneladas ao ano. O governador Mauro Carlesse destacou a importância do empreendimento para ambos os estados.

 “Vai baratear custos e nos tornar mais competitivos, além de gerar emprego e renda para a nossa população, que é o nosso maior objetivo enquanto gestores. A produção do agronegócio tocantinense vem crescendo a cada ano e precisa melhorar o escoamento. Além disso, a melhoria da logística se faz necessária para atrair novas empresas e desenvolver a agroindústria no Estado”, acentuou.

“Estamos na direção correta. Temos que, nesse momento de dificuldades, termos ainda mais determinação. Esse grande investimento vai verticalizar cadeias produtivas e gerar muitas oportunidades de emprego”, complementou o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Operações

As operações no novo terminal devem iniciar no segundo semestre de 2022. A nova estrutura permitirá a movimentação do fertilizante importado pelo Terminal Portuário COPI no Porto do Itaqui pelo modal ferroviário, conectando o porto – via Estrada de Ferro Carajás e Ferrovia Norte-Sul – até o novo terminal que será construído e operado pela COPI em Palmeirante.

O novo terminal contará com linha ferroviária para até 80 vagões e moega para descarga de dois vagões. Nele, os fertilizantes serão descarregados e transportados em esteiras mecanizadas para um novo armazém com capacidade estática de 60 mil toneladas.