Jefferson Yury Barboza morreu vítima de afogamento no Lago de Palmas.
Foto: Reprodução/Instagram

O engenheiro agrônomo Jefferson Yury Barbosa, encontrado morto após um barco virar no lago de Palmas na noite do sábado (2), visitava a cidade com primos pela primeira vez quando o acidente aconteceu. O rapaz era natural do Mato Grosso e foi candidato a vice-prefeito de Alto Boa Vista (MT) em 2016.

Os Bombeiros informaram que Yury Barboza, como ela era conhecido, tentou se salvar se agarrando em tocos de buritis, no meio do lago, mas foi jogado de volta na água por causa do vento forte e da correnteza. Ele foi encontrado ainda usando um colete salva-vidas e com o rosto para cima.

Os Bombeiros disseram que apenas uma necropsia pode indicar as causas da morte do rapaz, mas que as principais hipóteses são afogamento comum ou o que é chamado de 'afogamento a seco'. Em situações do tipo é comum que uma pessoa se desespere e acabe morrendo mesmo sem respirar água de mal súbito.

As outras quatro pessoas que estavam no barco foram resgatadas após uma delas nadar até a região da Ilha do Paulo onde encontrou uma família que passeava de lancha e prestou ajuda ao grupo.

Os Bombeiros só localizaram o corpo de Jefferson Yury no meio da madrugada. O homem estava a cerca de 100 metros da embarcação.

Já na manhã deste domingo (3) a embarcação foi retirada da água. Ela estava a cerca de 400 metros da Ilha do Paulo, sentido Ilha das Cobras.

Durante a tempestade, os bombeiros foram chamados também por ocupantes de dois flutuantes que estavam em situação de risco debaixo da ponte da Amizade. As embarcações foram levadas para a margem do lado de Luzimangues. Apesar do susto, as pessoas que estavam a bordo não ficaram feridas.