Notícias

Energisa impulsiona desenvolvimento sustentável em comunidades quilombolas no Jalapão

Projeto "Energia para Crescer" vem proporcionando mudanças significativas na vida dos moradores da região.

Projeto busca qualificar moradores, fomentar serviços turísticos e apoiar eventos culturais.
Foto: Divulgação/Energisa

Na região do Jalapão, uma iniciativa pioneira tem ganhado destaque e conquistado o coração das comunidades quilombolas locais. O projeto "Energia para Crescer", uma parceria entre a Energisa e o SEBRAE Tocantins, vem proporcionando mudanças significativas na vida dos moradores, trazendo conhecimento, tecnologia e oportunidades para o desenvolvimento profissional, sustentável e econômico dessas comunidades.

"Sisteminha: Peixe e Horta"

O "Sisteminha: Peixe e Horta" é uma das frentes do projeto que tem revolucionado a forma como as comunidades quilombolas se relacionam com a produção de alimentos. Através dele, os moradores conseguem plantar e cultivar os peixes que depois serão oferecidos na produção de alimentos nos restaurantes e pousadas da região.

Com o projeto, moradores aprendem a cuidar da criação de peixes e da produção na horta.

Seu Antoninho, é um dos participantes mais entusiasmados com o projeto. Em sua fala, ele compartilhou a experiência: "O projeto é muito bom, estou a frente trabalhando, cuidando do peixe, cuidando da horta. A gente não tinha conhecimento, muita gente até admirou e disse: 'Como vocês vão criar peixe no seco? Como que esse peixe vai dar certo?' Mas assim... deu muito certo. O estudo, a tecnologia de hoje é muito avançada e as pessoas sabem como funcionam as coisas. É muito bom, um alerta para todo mundo aqui da comunidade, pra gente aprender e ter a forma de montar até mesmo um negócio pra gente”, declarou.

Aldo Gomes Batista, da Comunidade Mumbuca, também destaca os benefícios do "Sisteminha" para a produção de alimentos de qualidade. Ele também destacou que a chegada na energia no local “foi uma benção” e que ela “beneficia todo o sistema”.

"O professor esteve aqui, fez o curso e tivemos essa capacitação pra gente entender todo o processo. O peixe a gente tá cuidando no tanque. O alface, couve, quiabo, pimentão, jiló, cebola, beterraba, coentro a gente já plantou e ainda tem mais sementes que a gente vai plantar. E esse sistema é bem fácil. Tem a bomba e um filtro de água. Quando a gente limpa, essa água vai para o irrigador. Então, a água adubada dos peixes e da comida auxilia na irrigação da horta. Vamos ter um galinheiro, que além de produzir ovos e carnes pra gente vender e consumir, também vai gerar o esterco pra colocar na horta. A energia para organizar o processo ajudou demais a gente”, destacou.

 

O projeto não apenas ofereceu apoio na instalação do "Sisteminha", mas também se dedicou a ouvir as comunidades para proporcionar auxílio ao empreendedorismo local. Railane Ribeiro, artesã e Presidente da Associação da Comunidade Mumbuca, destaca a importância da parceria entre a Energisa, o SEBRAE e as comunidades:

"Nós somos os beneficiados diretos desse projeto. A união do SEBRAE e da Energisa nos permitiu colher os frutos dessa parceria, que nos inspira diariamente não apenas em termos de ideias, mas também em estrutura. Ao entrar na comunidade, somos recebidos por um portal que nos saúda: 'Sejam bem-vindos à Comunidade Mumbuca', e na casa da cultura, cada local é identificado com uma placa. São pequenos detalhes que fizeram toda a diferença", destacou.

Apoio a eventos culturais

A parceria também tem apoiado eventos culturais importantes para as comunidades quilombolas, como a Festa da Colheita de Capim Dourado e a Festa da Rapadura. Luzia Passos, Presidente da Associação do Quilombo da Comunidade do Prata, destaca essa contribuição.

Projeto tem apoiado eventos culturais, como a Festa da Rapadura.

 

"Esse projeto tem sido muito bacana, começou ouvindo a comunidade, trocando ideias para a comunidade e percebendo o que a gente precisava. O apoio tem nos ajudado muito durante estes dois anos de Projeto. O apoio na Festa da Rapadura esse ano, por exemplo, foi excelente. Deu outra proporção a festa”, disse.

O Gerente de Gestão e Projetos da Energisa, Leandro Fernandes da Costa, destacou que os objetivos do projeto de qualificar os moradores, fortalecer a governança local, fomentar os serviços turísticos e apoiar os eventos culturais está sendo realizado com sucesso.

“Entre 2021 e 2023, a Energisa e o SEBRAE tem investido R$ 1,3 milhão nesse importante projeto, trazendo benefícios significativos aos quilombos da região do Jalapão. É motivo de imenso orgulho para todo o Grupo Energisa poder contribuir com as comunidades do Prata, Mumbuca e Rio Novo, contribuindo com o seu crescimento, ao mesmo tempo em que respeita suas particularidades e valoriza suas tradições. Através de investimentos em tecnologia, capacitação e apoio cultural, a concessionária reforça o seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável e com o fortalecimento das comunidades na região do Jalapão”, disse.