Energisa aparece em quarto lugar, com 47 reclamações, sendo 32 não atendidas
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No Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta segunda-feira, 15, o Procon Tocantins divulga o ranking das 10 empresas mais reclamadas em 2020. Entre as principais reclamações estão; propaganda enganosa, demora na entrega e produtos com defeito; não cumprimento de contrato e problemas com Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Os dados são da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom).

“As reclamações fundamentadas atendidas ou não atendidas, são aquelas reclamações que não foram resolvidas no atendimento preliminar, desta forma foi dada continuidade ao processo e encaminhadas para a audiência de conciliação. O número de resoluções de conflitos por intermédio do Procon aumentaram nas audiências neste ano, isso demonstra a importância do órgão na relação de consumo”, explica Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

Ranking

Em primeiro lugar do ranking está a Rede de Lojas Nosso Lar, com 86 reclamações, é válido destacar que este ano a empresa, resolveu todas as pendências com os consumidores. Já em segundo lugar, aparece a Brasil Telecom móvel com 70 reclamações e sendo que duas não atendidas. Em seguida, está o Banco Bradesco com 53 reclamações e três sem solução. A Energisa aparece em seguida com 47 reclamações, sendo 32 não atendidas e a Casas Bahia (Via Varejo), com três das 40 reclamações não atendidas.

O ranking segue com as demais empresas reclamadas; a Samsung em sexto lugar com 36 reclamações, Brasil Telecom Fixa com 34 reclamações, seguida da Claro, com 31 reclamações. Em nono lugar está a BRK Ambiental, com 31 reclamações e, décimo, a Caixa Econômica Federal com 29 reclamações.

O que diz o CDC

Art. 44. “Os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-lo pública e anualmente. A divulgação indicará se a reclamação foi atendida ou não pelo fornecedor”.

Confira o ranking das 10 mais reclamadas (Aqui

Nota da Energisa

A Energisa destaca a constante evolução dos serviços prestados à população tocantinense, tanto que o número de atendimentos registrados no Procon diminuiu em mais da metade nos últimos três anos.

 A empresa também reforça o esforço de suas equipes para melhorar ainda mais este desempenho, ampliando a satisfação dos clientes e fornecendo energia com qualidade e segurança, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.

Por fim, a Energisa explica que está presente nos 139 municípios do Tocantins, possuindo mais de 600 mil clientes, e, mesmo assim, apenas 4,66% dos atendimentos registrados no Procon, em 2020, referem-se à empresa.

Nota BRK

“O Ranking de Reclamações 2020, divulgado pelo Procon, atesta o comprometimento da BRK Ambiental com a melhoria contínua do atendimento aos clientes. 

A concessionária reduziu seis posições em relação a 2019, ano em que foi relacionada como uma das três empresas com o maior número de registros no órgão. Considerando os números do ranking, no período de janeiro a dezembro de 2020 foram registradas 31 reclamações, ante 114 do ano anterior, uma redução de 72,8%.

A empresa reforça que suas equipes têm trabalhado incansavelmente para prestar um serviço cada vez melhor, assim como têm sido realizados investimentos no aprimoramento dos canais de atendimento ao cliente, principalmente no contexto de pandemia.

Como exemplos podemos citar o lançamento do atendimento via Whatsapp e do portal ‘minhabrk.com.br’, que facilitam o acesso do cliente aos serviços da concessionária de forma mais ágil e sem sair de casa.”

Nota Nosso Lar 

Nós do Grupo Nosso Lar esclarecemos acerca do ranking do PROCON no Tocantins divulgado nesta segunda-feira dia 15 de março de 2.021. Onde contamos hoje com 09 das 15 lojas do grupo, sendo a Matriz em Araguaína e 08 distribuídas por todo o Estado. O que representa no total das 86 reclamações de todo o ano de 2.020, colocadas no ranking uma média de 9,55 de reclamações por loja.

Somos a empresa líder neste ramo no mercado, o que nos coloca expressivamente à frente em número de demandas de atendimento e faturamento em comparação a empresa na mesma linha de produtos em segundo lugar. Neste ramo a garantia dos itens revendidos é oferecida pelo fabricante, no entanto, não nos isentamos da responsabilidade, como o próprio PROCON deixou claro todas as 86 reclamações foram resolvidas!

Número expressivo de clientes é atendido e tem suas solicitações resolvidas antes mesmo da abertura da reclamação para conciliação. Reiteramos nosso compromisso na busca da excelência e satisfação dos nossos clientes assim como na evolução com a comunicação com os nossos fornecedores e alinhamento com as leis e normativas de defesa do consumidor.