Alagamento no Setor Greenvile em São Miguel do Tocantins
Foto: Arquivo/Energisa
Com a recorrência de chuvas dos últimos dias no Tocantins, o nível de alguns rios, como os Paranã, Palmas e Santa Tereza, subiu possibilitando a ocorrência de alagamentos. De acordo com o boletim climático divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Semarh), o Rio Paranã, por exemplo, subiu 7,59 metros, um aumento de 89% em relação ao nível registrado em 2024. 
 
Com isso, acende o alerta para cuidados com a rede elétrica em regiões com alagamento, vez que a água pode ser condutora de energia, principalmente quando carregada de impurezas. Para evitar choques elétricos em regiões úmidas, a principal orientação é desligar o disjuntor quando houver possibilidade de alagamentos. 
 
“Além disso, orientamos a tirar os eletrodomésticos e equipamentos elétricos da tomada e manter esses objetos fora do alcance da água”, reforça o gerente de Operação da Energisa Tocantins, Maurício Zanina. Em relação à rede elétrica, é preciso manter distância de eventuais cabos rompidos e jamais tentar retirar qualquer tipo de objeto da rede, pois eles podem estar energizados e causar choques fatais. “Para evitar acidentes com descargas atmosféricas, orientamos evitar áreas descampadas, ficar longe de árvores e estruturas metálicas e não manusear equipamentos ligados à tomada durante as tempestades”, reforça o gerente. 
 
Previsão 
 
De acordo com a meteorologista e consultora da Energisa Ana Paula Paes, neste fim de semana, dias 18 e 19 de janeiro, áreas de instabilidade devem provocar chuva moderada a localmente forte, acompanhada de descargas atmosféricas no Tocantins, com destaque para a região Norte e centro-leste da região Sul; e no domingo, no centro-oeste das regiões Centro e Sul. “Para a próxima semana, a tendência indica condições para chuva moderada a localmente forte no Tocantins, sobretudo na terça e quarta-feira", enfatiza a meteorologista.  
 
Segurança 
 
A concessionária reforça informações de segurança em caso de alagamentos:    
 
  • Caso a água tenha entrado no imóvel, é preciso estar atento às tomadas e cabos dos eletrodomésticos, pois a água é um condutor de eletricidade;
      
  • Retire os eletrodomésticos da tomada e desligue o disjuntor do medidor de energia;   
     
  • Levante os eletrônicos para evitar danos e busque um lugar seguro;
      
  • Não encoste em postes ou estruturas elétricas para se proteger durante as enchentes;  
     
  • Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;    
     
  • Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria; 
     
  • Não tente carregue aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos;
       
  • Fique distante de cabos partidos e informe à Energisa imediatamente pelos canais de atendimento;  
       
  • Evite ficar próximo de estruturas altas com torres de telefone ou de energia elétrica. 
 
A Energisa orienta aos clientes a informarem ocorrências de falta de energia por meio dos canais digitais e pelo 0800 721 3330. O atendimento é disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Pelo aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular), Agência Digital pelo site energisa.com.br e atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa):  www.gisa.energisa.com.br