A contabilidade de custos auxilia na tomada de melhores decisões para o futuro da empresa.
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Muitos empresários nunca ouviram falar de contabilidade de custos. Aqueles que já ouviram o termo, acreditam que é algo destinado somente para grandes empresas e que, na prática, não é algo que o pequeno empresário deva se preocupar.

A percepção, além de danosa, é também perigosa. Segundo o Sebrae, 80% dos micros e pequenos negócios desaparecem no primeiro ano de atividade. Parte da razão dessa falência é por não saber lidar com os custos de empreender.

É nesse momento que entra em ação a contabilidade de custos. Ela pode ser a diferença entre falir no primeiro ano ou estabelecer um negócio lucrativo por muito mais tempo. Ficou curioso? Então siga a leitura para saber o que é essa ferramenta e como utilizá-la na sua empresa!

O que é contabilidade de custos?

A contabilidade de custos é uma espécie de subdivisão da contabilidade em geral. É como uma área dentro desse campo do conhecimento, normalmente mais ligado à parte administrativa de uma companhia.

O seu objetivo é produzir uma descrição completa de absolutamente todos os custos operacionais de uma empresa e dividi-los com base em produtos ou serviços. A contabilidade de custos precisa, em outras palavras, dar conta de cada centavo que sai da conta da companhia.

Com todos esses dados coletados e categorizados, é possível que os administradores da companhia tomem melhores decisões para o futuro dela.

A contabilidade de custos deve dividir os gastos de uma empresa em duas categorias: os custos diretos e indiretos.

Como o nome já indica, os custos diretos são aqueles que medem todos os recursos que são usados diretamente na produção de alguma mercadoria ou um serviço dentro da empresa. Por exemplo, a matéria-prima de um serviço é um custo direito, bem como a energia elétrica usada para operar as máquinas.

Já o custo indireto é aquele que não está envolvido diretamente na produção de nenhum bem ou serviço, mas é necessário para que a operação da empresa possa acontecer. Alguns exemplos de custos indiretos incluem campanhas de marketing, material de escritório, limpeza e organização da empresa, custos com transportes, etc.

Quais os benefícios dessa ferramenta?

Entender o que é  contabilidade de custos é apenas uma parte do processo. É necessário também saber quais são os benefícios que a ferramenta traz para uma empresa. Afinal, se não souber sobre esses benefícios, não há como usar o instrumento corretamente.

Melhor tomada de decisões

Um dos benefícios de fazer a contabilidade de custos é o levantamento de dados sensíveis da empresa, que permite uma melhor tomada de decisões por parte dos administradores do negócio. Afinal, quanto mais informação disponível, mais chances de acertar na decisão.

Nesse caso, a contabilidade de custos é essencial, pois a tomada de decisões está diretamente envolvida com os gastos da empresa. Se não houver cuidado, a companhia pode ir à falência por gastar demais e não conseguir ganhar o suficiente para suprir tais gastos.

Maior organização financeira

A contabilidade de gastos ajuda a conseguir uma organização melhor para o setor financeiro e administrativo de uma empresa. Com a ferramenta, é possível detectar para onde vai cada centavo que sai da conta da companhia, seja ela uma fábrica de uniformes, seja uma gigante da tecnologia,  deixando tudo bem organizado para servir de base para decisões a serem tomadas.

Mais margem de manobra no mercado

O mercado brasileiro não é simples de navegar, especialmente para empresas de pequeno porte, e todos os negócios precisam de cada centímetro de margem de manobra que puderem alcançar. A contabilidade de custos ajuda a arranjar aquele espaço extra para a companhia.

Como ela detecta todos os gastos, ela identifica gorduras internas da empresa que podem ser enxugadas e aumentar a margem de lucro dos produtos, de modo a permitir que a companhia decida se quer baixar preços ou reinvestir os lucros.

Mais competitividade

Ao permitir enxugar os custos, a contabilidade ajuda também a aumentar a competitividade da companhia. Afinal, ao operar de maneira mais enxuta, a empresa pode baixar os preços e conquistar uma maior fatia do mercado sem perder a margem de lucros que tinha antes.

Como fazer a contabilidade de custos?

Em teoria, a contabilidade de custos é um processo simples. Demorado e trabalhoso, mas simples. Em poucas palavras, ela consiste em identificar e classificar todos os custos de uma empresa.

O processo começa com a determinação dos custos diretos de cada produto vendido. Eles devem ser identificados dentro da folha de gastos da empresa. Depois, deve-se somar todos os gastos referentes ao produto que será analisado e comparar o valor com o seu preço de venda para saber se há ou não lucro na comercialização daquele bem.

Em seguida, é importante calcular o rateio dos custos indiretos por cada produto. Isso é feito calculando a margem de contribuição de cada mercadoria com base nas vendas da empresa e depois rateando os custos.

Com esse conhecimento, podemos descobrir quantas unidades de um determinado produto precisamos vender para atingir o seu ponto de equilíbrio e traçar estratégias ousadas para ganhar mercado.

Uma estratégia comum no setor de videogames, por exemplo,  é vender o console com prejuízo, mas com competitividade, compensando os ganhos com a venda de games.

A Sony, por exemplo, vendeu o PS2 com prejuízo por muitos anos. No entanto, como cada dono do console comprava 10, 15 jogos em média durante os anos com o videogame, a margem de lucro dos games compensava o prejuízo do console.

Na prática, a estratégia foi possível (e deu bilhões para a Sony) por causa de um controle preciso da contabilidade de custos da empresa. A Sony sabia exatamente qual a média de games de cada consumidor e quanto precisava de margem de lucro nos games para compensar o console ser vendido com prejuízo pela competitividade.

Para chegar nesse nível de controle, é preciso operar com o apoio de uma consultoria de contabilidade especializada no assunto, que entenda muito de custos e planejamento financeiro.

Sem o apoio de uma equipe de alto nível, a empresa pode ter dificuldade para controlar seus custos e operar no mercado.

E aí, o que você achou dessa novidade? Conte pra gente nos comentários abaixo!