Fernando Almeida

A equipe de jornalismo da TVE, detida pela delegada da Deic (Delegacia de Investigações Criminais) de Araguaína (TO) em 13 de janeiro, denunciou o caso ao Ministério Público Estadual (MPE) no dia 23 deste mês.  Na época do ocorrido, o cinegrafista Maikon Lopes de Sousa e a repórter Irileide Vieira da Silva (Leidy Vieira), foram detidos pela Titular da Deic, Maria Dinesitania Cunha, quando acompanhavam um desentendimento entre a referida autoridade e os Agentes de Polícia de Colinas do Tocantins.

A denúncia de ameaças

Ao Ministério Público, segundo apurou a reportagem, Maikon e Leidy denunciaram o ocorrido na sala da delegada Cunha, afirmando que sofreram pressão psicológica e relataram que um agente com arma na cintura insinuava ameaças. Conforme relatado ao MPE, num determinado momento um escrivão entrou ao recinto afirmando estar com a arma na cintura, e em “tom de ameaça falou que andava sempre com a arma destravada, sendo que a qualquer momento o artefato poderia destravar e acertar sua virilha,” descreve a denúncia. 

Impasse com policiais

Outra situação descrita é o momento anterior, o impasse entre a delegada da Deic,  Maria Dinesitania Cunha e os Agentes da Polícia de Colinas do Tocantins que cumpriam uma Ordem Judicial para levar uma caminhonete S10 apreendida em 31 de outubro do ano passado. Diz que a delegada Maria Dinesitania Cunha se recusou a entregar o veículo e que tratou os policiais da Civil “aos berros”. Ela ainda mandou expulsar as equipes de TVs que acompanhavam o desfecho do caso.

Também reafirma que os equipamentos de trabalho foram apreendidos e os profissionais (Mykon e Leidy) foram liberados após assinarem um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), por desobediência. Isso porque não apresentaram a documentação exigida pela delegada. Um advogado particular acompanha o caso.

Sindicância

Um dia após o ocorrido (14/01) a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) encaminhou para a cidade de Araguaína o Delegado Chefe da Polícia Civil (PC) Bonfim Santana e o Corregedor Geral José Evandro de Amorim. Por sua vez, a Corregedoria da Polícia Civil (PC) abriu Sindicância para apurar se houve abuso de autoridade na conduta da delegada.  A reportagem tentou contato com a titular da Deic, mas foi informada que ela está de licença e viajando. Mykon e Leidy, no momento, não quiseram se manifestar sobre o ocorrido. 

Leia +

Confusão na DEIC de Araguaína termina com equipe de jornalismo detida e acusada de crime de desobediência

Corregedoria da PC abre Sindicância para investigar se houve abuso de poder pela delegada em Araguaína

Sindicato dos jornalistas repudia ação de delegada