Política

Ercivaldo Xerente assume Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais no TO com foco no respeito a diversidade

Em cerimônia de posse simbólica o novo titular da Sepot foi recebido por servidores e autoridades estaduais e municipais

Presidente da Comissão de Assuntos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais da Aleto, deputado Ivory de Lira (C), prestigia boas-vindas da nova gestão da Sepot
Foto: Cleide Veloso - Governo do Tocantins

O novo secretário dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Ercivaldo Damsökekwa Calixto Xerente, foi recebido nesta segunda-feira (29) com ato simbólico de posse pelos servidores da Pasta. A cerimônia contou com a presença do presidente da Comissão de Assuntos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Ivory de Lira, e do secretário Executivo da Sepot, Leoni Coelho da Luz Júnior.

Entre os convidados estavam representantes de diversas instituições e lideranças locais, como o representante da Funai, Bolivar Xerente; o prefeito de Tocantínia, João Alberto, acompanhado de uma comitiva de vereadores do município; o assessor do DSEI Tocantins, Ivan Xerente; e o vice-cacique da aldeia Brejo Comprido, Valmir HKâwe Xerente, entre outros. Durante a solenidade, eles reforçaram a importância do novo secretário à frente da gestão da Pasta e reafirmaram disposição para parceria em ações voltadas para os povos originários e tradicionais.

Em seu pronunciamento, Ercivaldo Xerente afirmou:

“Estou recebendo esta missão e pretendo dar continuidade aos trabalhos da Sepot. Vamos verificar com calma as ações que já estão em curso. Agradeço a confiança do governador Wanderlei Barbosa e quero muito contar com todos que hoje estão fazendo parte da equipe. Este é um trabalho árduo, que deve ser desenvolvido com o trabalho coletivo, mantendo a transparência e respeito à diversidade.”

O secretário destacou que sua gestão terá como foco a valorização dos saberes e a proteção dos territórios dos povos e comunidades do estado, por meio da articulação de parcerias, cooperação, convênios, criação de fundos e captação de fontes alternativas de recursos. O objetivo é promover ações conjuntas e interinstitucionais, ampliando a capacidade de atendimento da Sepot.

Para Ivory de Lira, a nomeação de Ercivaldo representa um avanço:

“A nomeação do novo secretário representa um passo importante para retomada das ações de fortalecimento das políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais e aos povos indígenas.”

O secretário Executivo da Sepot, Leoni Jr., reforçou o compromisso com a nova gestão e destacou a importância de desenvolver um trabalho dedicado ao avanço das políticas públicas em todo o território tocantinense.

 

A solenidade foi marcada com recordações da trajetória do secretário e declarações de confiança em sua gestão.