O novo secretário dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Ercivaldo Damsökekwa Calixto Xerente, foi recebido nesta segunda-feira (29) com ato simbólico de posse pelos servidores da Pasta. A cerimônia contou com a presença do presidente da Comissão de Assuntos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Ivory de Lira, e do secretário Executivo da Sepot, Leoni Coelho da Luz Júnior.
Entre os convidados estavam representantes de diversas instituições e lideranças locais, como o representante da Funai, Bolivar Xerente; o prefeito de Tocantínia, João Alberto, acompanhado de uma comitiva de vereadores do município; o assessor do DSEI Tocantins, Ivan Xerente; e o vice-cacique da aldeia Brejo Comprido, Valmir HKâwe Xerente, entre outros. Durante a solenidade, eles reforçaram a importância do novo secretário à frente da gestão da Pasta e reafirmaram disposição para parceria em ações voltadas para os povos originários e tradicionais.
Em seu pronunciamento, Ercivaldo Xerente afirmou:
“Estou recebendo esta missão e pretendo dar continuidade aos trabalhos da Sepot. Vamos verificar com calma as ações que já estão em curso. Agradeço a confiança do governador Wanderlei Barbosa e quero muito contar com todos que hoje estão fazendo parte da equipe. Este é um trabalho árduo, que deve ser desenvolvido com o trabalho coletivo, mantendo a transparência e respeito à diversidade.”
O secretário destacou que sua gestão terá como foco a valorização dos saberes e a proteção dos territórios dos povos e comunidades do estado, por meio da articulação de parcerias, cooperação, convênios, criação de fundos e captação de fontes alternativas de recursos. O objetivo é promover ações conjuntas e interinstitucionais, ampliando a capacidade de atendimento da Sepot.
Para Ivory de Lira, a nomeação de Ercivaldo representa um avanço:
“A nomeação do novo secretário representa um passo importante para retomada das ações de fortalecimento das políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais e aos povos indígenas.”
O secretário Executivo da Sepot, Leoni Jr., reforçou o compromisso com a nova gestão e destacou a importância de desenvolver um trabalho dedicado ao avanço das políticas públicas em todo o território tocantinense.


