Francine Haddad e Núbia Daiana Mota

Ações do Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) no Tocantins estão sendo avaliada durante esta semana em missão setorial do Banco Mundial/Bird ao Estado. O projeto prevê investimento de US$ 12 milhões para medidas que beneficiam diretamente a rede de ensino tocantinense. Um Plano de Desenvolvimento da Educação Infantil será criado para apoiar e cooperar com os municípios que margeiam a rodovia BR-153 e, por isso, são consideradas áreas de vulnerabilidade social. Serão beneficiadas escolas estaduais em Aguiarnópolis, Wanderlândia, Colinas, Barrolândia, Pugmil e Aliança.

 “Esta parceria é muito importante porque vem ao encontro das ações realizadas pelo governo do Estado, que já investe na infraestrutura das escolas com obras de reformas e ampliação para o melhor atendimento aos estudantes”, disse a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar. “Escolas serão reformadas, será promovida a formação continuada para os professores, o atendimento da educação infantil nos municípios, o acompanhamento da prática pedagógica dos educadores, entre outras atividades”, explicou a coordenadora do projeto “Estrada do Conhecimento”, Sandra Neves. O progama foi instituído como parte do acordo entre o BIRD e o governo do Estado.

 As escolas que serão atendidas pelo projeto são: Centro de Ensino Médio (CEM) Anita Cassimiro Moreno, em Aliança; CEM Nazaré Nunes da Silva, em Aguiarnópolis; Escola Estadual Paulina Câmara (ensino fundamental) e CEM Tancredo Neves, em Barrolândia; Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos (ensino médio), em Colinas; CEM Darcy Ribeiro, em Pugmil; e CEM José Luiz Siqueira, em Wanderlândia.

 No Tocantins

Desde a última terça-feira, 22, membros do Bird e do governo do Estado discutem, em Palmas, as atividades para o Tocantins. Nesta sexta-feira, 25, serão definidos os próximos passos para implantação do projeto no Estado. “Esse é o zelo que temos que ter com esse projeto que vem para atender o Estado. Quanto mais disseminarmos o objetivo, o que se espera das escolas, mais êxito teremos”, destacou Adriana Aguiar. “Ficamos satisfeitos em poder contar com o trabalho técnico que foi feito pelo Estado”, ressaltou o chefe da missão do Bird ao Tocantins, Eric Lancelot.

Na Educação, parte do recurso investido através do Bird está sendo utilizada na formação de professores e gestores escolares. A partir do segundo semestre, os educadores serão avaliados sobre a utilização do tempo em sala de aula, com a intenção de melhorar a qualidade do ensino. “Diagnóstico e feedback são fundamentais nesse processo de formação. A transparência tem um grande impacto na vivência pedagógica do professor. A comunidade escolar precisa estar bem formada”, ressaltou a secretária Adriana Aguiar.

 PDRIS

O PDRIS visa, ainda, estimular o desenvolvimento regional por meio de melhores condições de transporte, oferta de serviços públicos e modernização da gestão.

 Ao todo, com a contrapartida do governo estadual, serão US$ 375 milhões para a restauração de parte da malha viária tocantinense. Serão priorizadas melhorias nas estradas vicinais, construção de pontes, de bueiros e de serviços de drenagem. Além disso, outros 1,6 mil quilômetros de rodovias devem ser pavimentados. As obras do PDRIS vão beneficiar diretamente 300 mil pessoas de 72 municípios do Tocantins.

Melhorando o sistema logístico do Estado, melhoram também as condições de transporte escolar na zona rural e escoamento da produção agrícola.