Despertar o interesse pela cultura, desenvolvendo a criatividade e a sensibilidade artística dos estudantes. É o que pretende o governo do Estado ao oferecer aulas de artes no currículo da educação básica da rede estadual.
Nas unidades escolares, a disciplina está presente na grade curricular de todas as séries do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em sala de aula, os alunos têm a oportunidade de conhecer melhor as diversas linguagens artísticas, como dança, artes visuais, música e teatro.
Marcus Vinícius tem aulas de artes no Centro de Atenção à Criança Girassol de Tempo Integral (Caic), em Palmas. Estudante do 9º ano, ele conta que já tinha interesse pelo desenho, mas foi em sala de aula que aprendeu técnicas de pintura em tela. “Estou gostando bastante das aulas. De olhar uma paisagem, um objeto e pintar um quadro daquilo como eu vejo. As aulas me ajudaram a ver tudo diferente, mais colorido”, explica.
Para Mayk Gabriel Matos, também do 9º ano, a importância das aulas de arte vai além de uma simples atividade extra. “Não é só aprender a desenhar e pintar. Aprendemos a nos concentrar, a ser mais criativos e tudo isso faz da gente pessoas melhores. Hoje, tudo o que faço tem um pouquinho de arte. A arte, agora, faz parte de mim”, afirma.
Marcus e Mayk fazem parte do projeto Poemas e Canções, desenvolvido na escola desde o ano passado. Em sala de aula, os estudantes do Caic aprenderam a expor a criatividade por meio de elementos visuais como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens. “Trabalhar arte com os estudantes é dar a eles uma nova visão de mundo proporcionando formação do aluno como um todo. É o novo que se abre para eles. Um espaço para conhecer a história da arte e espaço para que cada aluno desenvolva suas habilidades artísticas”, ressalta a professora Regina de Assunção Gomes.
Educação musical
Na rede estadual, a educação musical também faz parte da grade curricular. Na escola, alunos aprendem a cantar e tocar instrumentos; e fazem parte de corais, fanfarras, bandas e orquestras.
Kelvyn Pereira integra a Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Estadual Vila União, em Palmas. Segundo ele, o contato com a música foi estreitado através da escola. “Hoje eu não sei viver sem música. A escola incentiva a gente a se dedicar ao estudo e também á música. Já estamos fazendo sucesso, tocamos em muitos lugares do Tocantins e até em Brasília”, conta.