Educação

Escritor araguainense lança seu segundo livro de contos no próximo dia 11

Francisco Neto Pereira Pinto é psicanalista, professor do Unitpac e do Mestrado da UFNT e membro da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins - ACALANTO.

Escritor araguainense Francisco Neto Pereira Pinto.
Foto: Arquivo Pessoal

No dia 11 de novembro, quinta-feira, às 19h30, acontecerá o lançamento presencial do livro À beira do Araguaia, do escritor araguainense Francisco Neto Pereira Pinto. O evento terá lugar no auditório central do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – Unitpac, e toda a comunidade está convidada.

O autor, que é psicanalista, professor do Unitpac e do Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT, e membro da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins – ACALANTO, lançou seu primeiro livro de contos - Sobre a vida e outras coisas – em 2018. Ouça um trecho de um dos contos no Podcast do autor (ouça aqui ).

Sobre o livro

À beira do Araguaia é um livro de literatura, composto por treze estórias curtas, ou contos. Neide Rezende, professora da USP, diz que “os contos de Francisco estão profundamente enraizados no sertão da região fronteiriça entre os estados do Pará e do Tocantins, no vale das serras, em meio à mata ciliar e nas margens do Rio Araguaia, levando o leitor a um mergulho na ambiência e nas atividades produtivas da região. Não se trata de uma idealização naturalista do homem em seu ambiente, mas de uma composição extremamente poética, a partir de um trabalho com a linguagem que torna esse livro de pequeno tamanho uma obra de grande qualidade literária”.

Como surgiu a ideia sobre o livro?

O autor responde a esta pergunta nas seguintes palavras: “morei durante minha infância e parte da adolescência em uma pequena vila do interior do Estado do Pará situada às margens do Rio Araguaia. A casa da minha família ficava à beira do campo de futebol. No finalzinho do dia eu e outros colegas jogávamos bola e, depois, decíamos a ladeira correndo e íamos tomar banho no rio. Foi assim que o Araguaia se tornou o rio do meu coração. Nessas três estórias, o Rio Araguaia fornecesse o cenário para as aventuras e dramas familiares do casal protagonista Pedro e Ana, juntamente com seus dois filhos Eve e Théo, e os dois gatos Calíope e Dom. Espero que você também goste deste meu livro À beira do Araguaia”.

O que o leitor pode esperar da leitura do livro?

Dramas humanos que acontecem na vida de uma casal, Ana e Pedro: estórias envolvendo filhos, animais de estimação, preconceito, doença mental, a luta pelo sustento, a vida na pandemia, traição, separação etc. Além disso, como escreveu a respeito o professor da UFMG, Marcelo Chiaretto, (@mchiaretto8)“nas páginas desse livro, é impossível evitar o cheiro da mata, o barulho do rio ou o canto dos pássaros, um quadro que seduz e que, ao mesmo tempo, nos instrui sobre a influência do elemento cultural na configuração da natureza do ser humano”.

O livro está em pré-venda no site da editora Mercado de Letras  e na Amazon.