Notícias

"Espaço Sensorial" no Lago Center Shopping proporciona regulação emocional de crianças autistas

Projeto tem como parceiro a Escola SESI de referência. A iniciativa, que agrada mães e pais, tem o objetivo de proporcionar um espaço de acolhimento para crianças atípicas que precisam de recursos manuais como estratégia de adaptação.

O espaço sensorial é um projeto do shopping apoiado pela Escola SESI de Referência
Foto: Divulgação

Ir ao Lago Center Shopping de Araguaína é rotina para a mãe Dalila Barbosa, que vive com o filho Mateus os desafios da maternidade atípica. Ao saber que o primeiro shopping de Araguaína teria um espaço dedicado à crianças autistas, não conteve as lágrimas. 

“Eu trabalho aqui e não sabia desse presente que receberíamos. Quando vi o espaço sensorial pronto, senti um abraço, um gesto de carinho comigo e com todas as mães e pais que enfrentam tantos desafios diariamente para ter inclusão e respeito nos mais variados ambientes”, comenta a analista comercial. 

O espaço sensorial, um projeto do shopping apoiado pela Escola SESI de referência, visa proporcionar um momento lúdico e terapêutico, com foco na regulação emocional de crianças atípicas. Quem passa pela atração tira pelo menos cinco minutos para brincar com os recursos lúdicos disponibilizados. 

“Aqui tem alguém se divertindo com os brinquedos, montando peças, fazendo os desafios. Quando a ideia surgiu com o nosso departamento de Marketing, sabíamos que iríamos acolher as crianças e também trabalhar a ideia de inclusão e possibilidade de um espaço que permitisse a adaptação de crianças atípicas a um espaço com muitos estímulos, como é um shopping center”, comenta Herlinton Masson, superintendente do Lago Center.  

Parceiros entusiasmados com a iniciativa

A diretora da Escola SESI de referência, Carmelita Cavalcanti, soube da iniciativa e colocou a instituição à disposição. “Precisamos cultivar espaços de inclusão em nossa cidade. Quando o shopping sugeriu a parceria, logo começamos a mobilizar nossos departamentos. Inauguramos com um espaço pequeno e agora já temos um núcleo sensorial maior dentro do Lago Center.

Projeto fixo

O projeto veio para ficar e deve ganhar novos espaços conforme o empreendimento vai crescendo. “Vamos tornando ele mais funcional à medida em que percebemos como ele se encaixa na jornada do nosso visitante. Com certeza, ele só tende a aumentar de tamanho e de importância dentro do nosso equipamento”, comenta Masson. Por fim, o superintendente reafirma o compromisso do Lago Center Shopping de Araguaína com as mães e famílias atípicas, em tornar o ambiente adaptativo e seguro para todos.