Notícias

Especialistas alertam para os riscos do uso de cosméticos em crianças e adolescentes

Uso precoce de produtos formulados para adultos pode causar danos à pele jovem.

Uso antes do período indicado de produtos formulados para adultos pode causar o efeito oposto ao desejado em jovens.
Foto: Divulgação

A passagem pela adolescência pode ser um desafio para muita gente, especialmente por conta das acnes. Quem nunca apostou em um pouco de base ou corretivo para esconder uma espinha enorme quando estava nessa fase? O problema é que, hoje em dia, o uso de cosméticos e produtos de skincare por esse público, e até mesmo por crianças, tem ido muito além disso.

O "boom" de tutoriais online antecipou e naturalizou preocupações e comportamentos que deveriam se iniciar apenas na fase adulta da vida, como a prevenção do envelhecimento da pele. O que muitos não sabem é que o uso antes do período indicado de produtos formulados para adultos pode causar o efeito oposto ao desejado.

A dermatologista, Mariana Alpino, alerta para as consequências do uso inadequado de cosméticos antes dos 18 anos. "Quando crianças e adolescentes utilizam produtos desenvolvidos para peles adultas, há um risco real de desequilibrar a barreira cutânea, que ainda está em formação.

Ingredientes muito concentrados, como ácidos, retinoides e alguns ativos anti-idade, podem gerar irritações, alergias e até sensibilizações duradouras. Além disso, o uso inadequado pode desencadear um efeito rebote, piorando acne e oleosidade. Por isso, é fundamental que o cuidado com a pele nessa fase seja simples, seguro e indicado para cada faixa etária", explica a especialista.

Com o aumento desse comportamento, o Grupo Boticário lançou o movimento Pacto Skincare Responsável, que busca orientar o uso correto de produtos de cuidados com a pele e proteger o público infantojuvenil. A iniciativa criou o selo digital "Recomendado para peles adultas", que sinaliza cosméticos formulados exclusivamente para maiores de idade.

Além da sinalização incluída nos anúncios dos on-lines dos produtos, o movimento conta com um hub educativo que reúne conteúdos de especialistas sobre cuidados adequados por faixa etária. A proposta é incentivar a reflexão sobre o consumo de itens de beleza e estimular escolhas mais seguras e conscientes.

Para o diretor comercial do Grupo Nícia, Rafael Pedreira, que é franqueado do Grupo Boticário, a discussão levantada pelo pacto é necessária. "Os adolescentes e até mesmo as crianças passaram a ter acesso cada vez mais cedo a rotinas e produtos que nem sempre são indicados para as faixas etárias. Como nós somos representantes de uma das maiores marcas de beleza do país, não podemos deixar isso de lado. Somos especialistas no assunto e entendemos a responsabilidade por trás disso", afirmou.

 

Sobre o Grupo Nícia


Com 40 anos de história, o Grupo Nícia é referência em gestão de franquias no Tocantins e em Goiás, atuando nos setores de beleza, saúde, cultura e serviços especializados. Reúne marcas como O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, OUI, Clínica DVI Radiologia, Prado Lavanderia e AMAN Galeria de Arte. Com foco no cuidado com as pessoas, o grupo promove experiências que geram impacto positivo e conexões humanas duradouras.