O automobilismo brasileiro está entre os mais reverenciados do mundo.
Foto: Pixabay

Não há dúvidas que 2021 ficará marcado para sempre na vida de dois esportistas tocantinenses que alcançaram feitos históricos para as suas respectivas carreiras: o competidor de poker Gabriel Bueno e o piloto de automobilismo Felipe Fraga.

Ambos não só alcançaram resultados de expressão na cena competitiva internacional, mas como também encheram o povo tocantinense de orgulho em modalidades que não carregam consigo o mesmo apelo popular de esportes de massa no país.

Gabriel Bueno: competidor de poker

Maior potência do poker online mundial, o Brasil vem colhendo os frutos de um excelente trabalho que está sendo realizado na modalidade há mais uma década, seja pelos times profissionais de poker ou pelas federações que ajudam a fomentar esporte de cartas por todos os cantos do país.

No Centro-Oeste brasileiro, o Tocantins tem se destacado nos últimos anos como uma das principais referências do poker na região, revelando competidores que fazem a diferença nos cenários nacional e internacional do segmento.

Atualmente, o principal representante do poker tocantinense em todos os níveis é Gabriel Bueno. Em abril deste ano, o competidor alcançou o maior resultado de sua carreira ao vencer um torneio no prestigiado SCOOP (Spring Championship of Online Poker), um dos maiores circuitos de poker online do mundo.

Para ficar com o título, o tocantinense precisou desbancar pouco mais de 9 mil competidores que se inscreveram para o torneio — muitos deles, estrangeiros. O feito de Gabriel no SCOOP 2021 repercutiu nos portais relevantes de poker do país, tamanha foi a importância de sua conquista.

Felipe Fraga: piloto de automobilismo

O automobilismo brasileiro está entre os mais reverenciados do mundo. Afinal de contas, nomes de peso como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello, entre tantos outros, ajudaram a construir a excelente reputação do esporte a motor nacional através da Fórmula 1.

Contudo, nos últimos anos os pilotos brasileiros tem se destacado com maior frequência nas categorias de carro de turismo, tendo o piloto Felipe Fraga como um importante nome do automobilismo nacional no exterior.

Residente em Palmas desde os três anos de idade, Felipe já declarou em inúmeras oportunidades que tem muito orgulho de ser um cidadão tocantinense. Hoje, aos 26 anos de idade, ele vive o seu auge no esporte a motor.

Campeão mais jovem da história da Stock Car, o tocantinense abandonou a maior categoria do automobilismo brasileiro em 2018 para alçar voos maiores e se firmar no cenário internacional.

Na atual temporada, Felipe deu um passo muito importante em sua carreira. Ele foi contratado para correr em provas de Gran Turismo pela Mercedes, uma das maiores fábricas de automobilismo do mundo.

Em outubro, Felipe conquistou um resultado muito valioso para o seu currículo. Pilotando um Mercedes pela Akka ASP Team, ele venceu a etapa do GT World Challenge Europe em Barcelona. Com o feito, o brasileiro ganhou ainda mais pontos de credibilidade na equipe, que conta com ele para a próxima temporada.

Não para por aí, já que o tocantinense também tem brilhado em outros campeonatos do esporte a motor. Recentemente, Felipe brilhou mais uma vez e garantiu o vice-campeonato no mundial de Endurance, uma das principais categorias do automobilismo de turismo.

Além do mais, o piloto tocantinense ajudou a equipe Riley Motorsports a alcançar o título do IMSA (International Motor Sports Association), terminando a temporada com quatro vitórias e cinco pódios na categoria.

Vale a menção: outros tocantinenses que se destacaram no esporte em 2021

Prova The Gold Star 10k em Boston, EUA. Foto: Pixabay

Além de Gabriel Bueno e Felipe Fraga, o esporte tocantinense teve outros atletas que representaram muito bem o Estado em 2021. A começar por Antônio Wilson, veterano atleta que viajou a Boston (EUA) para se preparar com dois meses de antecedência para a prova The Gold Star 10k, disputada na cidade estadunidense em outubro.

Na corrida de 10 km, o tocantinense encarou 65 atletas de vários cantos do mundo em uma dura disputa. Contudo, ele disparou na reta final de chegada e garantiu o primeiro lugar do pódio com o tempo de 30m15s.

Como destaque final, o piloto Thiago Fraga (irmão de Felipe Fraga) provou mais uma vez que a sua família tem o DNA do automobilismo nas veias. Em agosto, Thiago mandou muito bem ao se sagrar campeão do Rally dos Sertões 2021, na categoria UTV3.