Instituto de Doenças Renais do Tocantins (IDTR), em Araguaína
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A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que já efetuou o repasse de R$ 2,1 milhões ao Instituto de Doenças Renais do Tocantins (IDTR), responsável pelos serviços de diálise e hemodiálise. Também firmou acordo de repassar o restante, R$ 1,2 milhão, referentes a dois meses.

O problema foi mostrado pelo AN no início de agosto por meio de duas matérias em que a direção do Instituto cobrava o pagamento de R$ 2,2 milhões. Inclusive, uma delas mostrou que o IDRT colocou uma faixa no prédio questionando ao Secretário de Saúde sobre os recursos da fonte 250. Isto é, recursos destinados ao tratamento de pacientes renais. 

Nesta sexta-feira (30) a reportagem conversou com responsável técnico do Instituto, Marcos Galvão para saber como estava a situação. Ele confirmou que a Secretaria de saúde repassou na última quarta-feira (28) o valor R$ 1,6 milhão ao IDTR, referente aos meses de fevereiro, março, abril e maio. 
Além disso, Marcos Galvão confirmou que a direção do Instituto firmou um acordo com a Secretaria de Saúde para repassar os recursos referentes aos meses de junho e julho. O montante de R$ 1,1 milhão, conforme acordado, será repassado em duas parcelas que serão pagas nos meses de setembro e outubro. 

Em nota, a SES/TO esclareceu que a atual gestão firmou contrato com o Instituto de Doenças Renais de Araguaína no mês de julho deste ano. Com isso, a produção realizada após a assinatura do contrato nº 57/2019 será encaminhada ao Ministério da Saúde para verificação e liberação do pagamento, não existindo débitos neste atual contrato. 

Com relação às dívidas remanescentes, a SES informou que apenas neste mês de agosto realizou dois pagamentos para a empresa, no dia 09 de agosto, no valor de R$ 500 mil e no dia, 27, no valor de R$ 1.623.427,62.

“A atual gestão vem honrando com seus compromissos e realizando os pagamentos de todos os fornecedores e prestadores de serviços, o que reforça a credibilidade e responsabilidade do Governo com a Saúde dos tocantinenses. O serviço segue sendo ofertado regularmente à população.” Diz a nota.