Educação

Estudante do CEM Rui Barbosa de Araguaína conquista medalha de ouro na Maratona Tech em Curitiba

A Maratona Tech é a maior competição de tecnologia entre escolas do País.

O estudante Iarly e a professora Jakeline presentes no evento do Maratona Tech
Foto: Divulgação

A professora Jakeline de Souza Bastos Barbosa e o estudante Iarly Martins Silva Miranda, de 17 anos, do Centro de Ensino Médio Rui Barbosa, de Araguaína, participaram, na tarde dessa quarta-feira, 27, da premiação da Maratona Tech, a maior competição de tecnologia entre escolas do País. A solenidade foi realizada no anfiteatro da Federação das Indústrias, em Curitiba, Paraná. O Governo do Estado incentiva professores e alunos a participarem de todas as olimpíadas escolares.

O estudante Iarly está entre os 35 alunos que conquistaram medalhas de ouro e eles também participam de uma imersão tecnológica. Em 2024, a Maratona Tech contou com a participação de quatro mil escolas de todo o País, com o envolvimento direto de 200 mil estudantes.

A competição foi realizada em duas fases, e o maior desafio para o participante foi desenvolver soluções tecnológicas para sua comunidade, enquanto aprendia conceitos de lógica computacional. O aluno Iarly desenvolveu um aplicativo chamado Pubspot, que facilita o agendamento de locais públicos, ajudando a organizar o uso desses espaços na comunidade.

O estudante Iarly falou da alegria de participar de um evento tão significativo para a sua vida. “Receber essa medalha é uma conquista incrível, ver meu esforço reconhecido em um evento tão importante me motiva a continuar aprendendo e acreditando nos meus objetivos”, frisou.

Imersão tecnológica

 O estudante Iarly e a professora Jakeline comemorando a oportunidade da imersão tecnológica

 

Nesta quinta-feira, 28, o estudante está participando de uma imersão tecnológica e ainda fará uma visita ao Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, além de participar de uma oficina de robótica.

A Maratona Tech foi idealizada pelo Movimento Tech e realizada pelo Instituto Cactus. E o objetivo principal é despertar o interesse de estudantes pela tecnologia, independente de seu conhecimento prévio ou recursos escolares.