Durante cinco dias, Pablo teve oportunidade de exercer um

Depois de cinco dias como jovem parlamentar, o estudante que representou o Tocantins no Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) retornou ao Tocantins com muita história para contar. Pablo Alves Borges foi selecionado entre centenas de projetos de lei elaborados por alunos de escolas públicas tocantinenses e viveu momentos de deputado federal em Brasília, tendo a oportunidade de apresentar seu projeto no plenário da Câmara federal.

Entre as atividades desenvolvidas pelo PJB, os estudantes que foram selecionados em cada um dos 26 estados e do Distrito Federal conheceram a rotina parlamentar. De acordo com a programação o jovem parlamentar, foram realizadas sessões plenárias, reuniões partidárias, palestras, minicursos e visitas ao Congresso Nacional. Além disso, os jovens parlamentares tiveram uma sessão solene na Câmara para tomarem posse no Legislativo federal.

De retorno ao Tocantins, Pablo se mostrou empolgado com a experiência parlamentar na capital federal. Para ele, os momentos vividos durante seu "mandato" jamais serão esquecidos. "Não tenho palavras para expressar o quanto foi grandioso todos os conhecimentos que absorvi ao longo da jornada do PJB", disse.

Após conhecer internamente o trabalho parlamentar, o estudante tocantinense salientou que sua visão sobre a atividade no Congresso mudou. "Eu me sinto hoje um verdadeiro cidadão, pois agora sei os verdadeiros deveres de todos os brasileiros e sei que vão além do voto. Aprendi também os deveres dos políticos e, por isso, tenho a maior capacidade de fazer cobranças, pois sei qual é o dever deles", salientou.

Técnica da Gerência de Projetos Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e coordenadora estadual do Parlamento Jovem Brasileiro, Vaneide Labres destacou a importância de se vivenciar a realidade daqueles que elaboram e aprovam as leis do Brasil. "Esse é um programa que muda a vida do aluno. É uma experiência ímpar viver uma jornada na Câmara federal, com aulas, capacitações e a experiência do dia a dia de um parlamentar. Queremos isso para os nossos alunos, pois entendemos que essa experiência estimulará o pensamento e direcionará os alunos no engajamento de outros projetos", afirmou.

PJB

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.