O site da BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, conta com um novo recurso destinado aos usuários surdos: uma ferramenta de fácil acesso que faz a tradução dos textos e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A interpretação automática do conteúdo é feita por um carismático personagem em 3D, chamado Hugo.
A ferramenta foi apresentada na manhã desta terça-feira (03) aos estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), por meio da Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade (CEID). A professora de libras, Alini Cardoso, convidou dois alunos da instituição para testarem a novidade. Ana Luisa e Vitor Ferreira, ambos estudantes do primeiro ano, aprovaram a ferramenta.
"Gostei! Muito legal essa iniciativa da BRK Ambiental de colocar um intérprete de Libras e dar mais acessibilidade ao site", conta Vitor, estudante do Curso Técnico em Agronegócio. Ana Luisa é estudante do Curso Técnico em Eventos e ficou surpresa. "Que legal, ele consegue traduzir em Libras! Gostei, está mostrando tudo em sinais", diz Ana.
No Brasil, há dois milhões de surdos, porém apenas 2% dos sites brasileiros são acessíveis para este público. Com esta iniciativa, a concessionária pretende levar inclusão para a população e disponibilizar as informações de maneira igualitária, possibilitando que todos os seus clientes usufruam dos serviços básicos com praticidade e eficiência.
A ferramenta, chamada Hand Talk, realiza a tradução digital e automática para Libras e torna a comunicação da empresa mais acessível e de fácil compreensão. Cerca de 80% dos surdos do mundo não compreendem bem as línguas de seus países, pois a maioria deles é alfabetizada em língua de sinais.
“Investir em recursos capazes de aproximar ainda mais os diversos públicos faz parte da nossa responsabilidade social e do compromisso que temos com nossos clientes. Queremos garantir que os nossos serviços cheguem para todos, assim como também esperamos que nossos clientes surdos tenham autonomia suficiente para navegar nos canais da companhia com facilidade, compreendendo totalmente qualquer informação”, afirma Rodrigo Lacerda, diretor da BRK Ambiental.
Para solicitar o auxílio do Hugo e visualizar os sinais em Libras no site, basta o usuário clicar em um botão azul no canto da página e selecionar o conteúdo que pretende obter a tradução. No site da BRK Ambiental, os usuários podem acessar diversos serviços prestados pelas empresa, tirar dúvidas,, acessar dados relacionados ao setor, acompanhar notícias, além de receber informações sobre saúde, qualidade de vida e ter contato com materiais educativos sobre saneamento: www.brkambiental.com.br.