Estudantes utilizam artes para expressar conhecimentos matemáticos
Foto: Divulgação

Os estudantes da Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Frederico José de Assis, localizado em Araguaína estão participando do projeto ‘Matemáticos no Muro: Explorando as Contribuições dos Grandes Matemáticos através da Arte’.

O objetivo é incentivar os estudantes a realizarem pesquisa científica na área da Matemática e conhecer a história dos matemáticos como Pythagoras, Tales de Mileto, Eratostenes, Leonhard Euler, Euclides de Alexandria, Isaac Newton e Leibniz, entre outros.

O projeto surgiu a partir de um diálogo entre a coordenadora da área, a professora Marina Gomes da Silva e os professores Marcelo José de Souza Melo, Genilse Alves Vieira Barreto e Josiany Castro Sousa, durante o planejamento semanal de Matemática. “A proposta foi pintar no muro, as fórmulas de Matemática, que usamos no cotidiano de sala de aula e dar vida a elas, conhecendo quem as criou, e dessa forma, evidenciando que a Matemática é uma construção humana se aperfeiçoou no decorrer da história da humanidade”, explicou Marina.

Na primeira etapa do projeto, os estudantes realizaram as pesquisas, apresentaram o resultado dos estudos, criaram um design para o muro da escola, com o uso do grafismo para registrar os retratos dos personagens e suas fórmulas. Também ficou definido, que os alunos poderiam utilizar pinturas e outras formas de desenhos para promover mais vitalidade no ambiente escolar.

A professora Marina contou que quando concluir os trabalhos de arte no muro, a escola promoverá uma cerimônia especial para apresentar toda a criação artística à comunidade escolar.  “Eu destaco que esse trabalho está sendo desenvolvido com os professores de Matemática e os de Artes, promovendo o conhecimento por meio da interação entre os componentes curriculares”, esclareceu.

Além de incentivar os estudantes a realizarem as pesquisas, o projeto explora as contribuições que esses matemáticos proporcionaram para o ensino fundamental e ensino médio.

A estudante Yasmim Basílio Rodrigues, 15 anos, da 1ª série do ensino médio comentou sobre o estudo e suas pesquisas. “Eu gostei muito dessa junção entre a Matemática e a Arte, porque na minha vida, elas sempre estiveram juntas, desenhamos polígonos, o plano cartesiano e outros. Eu pesquisei sobre a vida de Carl Friedrich Gauss, matemático, astrônomo e físico alemão, que contribuiu com a teoria dos números, estatísticas, análise matemática, geometria, geofísica e eletroestática”, disse.

Eu percebi que o ser humano sempre foi impressionante desde séculos passados, já que todas as suas teorias e fórmulas surgiram no século XVIII. Foi uma experiência incrível representar esse personagem tão importante para a história da humanidade”, completou a aluna.