Edilma da Silva Goulart, de 49 anos, passou quatro dias a espera de vaga em UTI.
Foto: Reprodução TV Anhanguera

A mulher que morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmas enquanto aguardava um leito de UTI sabia que não resistiria aos sintomas da Covid-19 se não fosse transferida imediatamente. Em um áudio enviado para a família, Edilma da Silva Goulart, de 49 anos, dizia que estava com medo de morrer. "Me deixaram". Ela ficou quatro dias aguardando a liberação de uma vaga, que não surgiu a tempo. 

"Levaram todo mundo e me deixaram. E eu tô passando muito mal. Chama um bocado de gente meu Deus, vê essa assistente social pra me mandar hoje. Eu vou morrer, Luana", disse a paciente em um áudio.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que solicitou leito clínico para a paciente ainda no domingo (9) no Hospital Regional de Miracema (HRM), mas a família da paciente não aceitou a transferência e disse que iria aguardar uma vaga de UTI em Palmas. Disse ainda que ao disponibilizar um leito na capital, devido a complicação de saúde, a paciente faleceu antes que a transferência ocorresse. Veja abaixo a nota na íntegra.

A filha da paciente citada no áudio, Luana Goulart, conta que percebeu que a mãe estava com a voz diferente. "Percebi ela bem ofegante, bem cansada", disse.

O companheiro de Edilma disse que o quadro de saúde da mulher era o mais delicado e ela devia ter sido transferida rapidamente. "Ela ficou quatro dias lá. Sabiam que estava debilitada, tinha que ser uma das primeiras a sair de lá [UPA]. Minha mulher morreu à míngua. Mataram ela", disse o pedreiro Carlos Goulart.

Edilma tinha formação de técnica de enfermagem. Antes de ficar internada a mulher procurou a UPA duas vezes, mas foi medicada e orientada a ficar em casa. Na terceira vez, já no último sábado (8), ela deu entrada na unidade, mas saiu de lá sem vida.

O Ministério Público chegou a conseguir uma liminar determinando a transferência na noite desta terça-feira (11), mas a mulher morreu horas antes.

Quando a família acionou o Ministério Público foi proposta uma ação e, em menos de duas horas, o juiz Gilson Coelho atendeu ao pedido. Ele disse na decisão que "a falta de vaga na UTI no hospital público, não pode impedir que o Estado do Tocantins viabilize o tratamento da idosa em um estabelecimento hospitalar privado" e reforçou a "necessidade da paciente ser imediatamente transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospital particular nesta capital". Ele finalizou informando que "se isso não vier a ocorrer com devida urgência o risco de morte é muito presente". Foi o que aconteceu. Quando o oficial de justiça chegou na UPA com a decisão já era tarde demais.

O corpo da vítima foi sepultado nesta quarta (12). Edilma deixou o marido e três filhas.

O Tocantins já soma 33.766 diagnósticos do novo coronavírus e se aproxima de 500 pacientes mortos pela doença. Até o fim da tarde desta quarta, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado era de quase 90%.

O que diz a Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que com relação a paciente citada por este veículo, a Unidade Pronto Atendimento (UPA) em que a paciente estava, solicitou leito clínico de Covid-19 no domingo, 09. A regulação estadual regulou a paciente para um leito clínico no Hospital Regional de Miracema (HRM), porém a família da paciente não aceitou a transferência, alegando que iriam aguardar vaga em Palmas.

Informamos que na tarde da última segunda-feira, 10, foi disponibilizada vaga em leito clínico Covid-19 no Hospital Geral de Palmas (HGP), a regulação estadual informou a UPA a vaga disponível para a paciente. Porém a UPA na noite de segunda-feira, 10 antes da transferência da paciente para o leito clínico alterou a solicitação, de leito clínico para leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A SES explica que na terça-feira, 11, a regulação disponibilizou leito de UTI e organizado toda a logística de transporte, mas devido complicações do seu quadro clínico a paciente não resistiu e veio a óbito antes que a transferência ocorresse.