Simpósio de Universidades
Foto: Divulgação

Nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2022, acontecerá o III SIELL – Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários, organizado pela parceira PROCAD/AMAZÔNIA, que reúne pesquisadores dos cursos de Pós-graduação em Letras da UFRGS, UNIFESSPA e UFNT.

A temática, que conjuga os trabalhos de pesquisadores de diferentes universidades públicas brasileiras, jornalistas, políticos e escritores, dedica-se aos 50 anos da Guerrilha do Araguaia, acontecimento que marcou profundamente a região do Bico do Papagaio, sul do Pará, sul do Maranhão e norte de Goiás, no início dos anos 1970, quando o país estava sob uma ditadura civil-militar.

Os trabalhos acentuam diferentes perspectivas de leitura desse acontecimento, indo da análise do discurso a produções literárias. Além disso, o evento conta com a presença de um dos militantes do PCdoB no período, José Genoíno, o jornalista Eduardo Reina, que fala de sequestros de crianças na ditadura, Sônia Haas, irmã do Dr. João Haas, médico guerrilheiro que foi morto pelas forças militares e cujos restos mortais, como a de outros militantes e camponeses, ainda se encontram sem paradeiro.

O evento será online, com mesas-redondas e conferência pelo Youtube e simpósios pelo Meet.

Informações sobre a programação e modos de inscrição para receber certificados de participação podem ser encontrados na página do evento (Aqui).

Conforme uma das organizadoras do III SIELL, a professora Luiza Silva, quem tem memória precisa narrar o acontecimento. Trata-se de um momento importante para refletir sobre o modo como o passado se atualiza pela literatura e pelos discursos que ainda ecoam a memória dos anos de chumbo. Toda a comunidade acadêmica e interessados na temática estão convidados.