Ex-cacique Juraci Warasi Javaé, de 79 anos
Foto: AF Notícias

A Secretaria da Saúde de Formoso do Araguaia, região sul do Tocantins, confirmou o falecimento o ex-cacique Juraci Warasi Javaé, de 79 anos. Ele veio a óbito nesta quinta-feira (09) no Hospital Regional de Gurupi, onde estava internado, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. 

O cacique é pai do ex-vereador de Formoso, Darci Javaé, e era pioneiro e um dos fundadores da aldeia São João, localizada na Ilha do Bananal. Esse é o primeiro óbito por Covid-19 entre a população indígena do Tocantins desde o início da pandemia.

Boletim Covid

Conforme o boletim publicado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) no Tocantins, na quarta-feira (8), já são 102 os casos de contaminação pelo novo conronavírus entre as oito etnias que vivem no estado. .

A situação mais crítica vem sendo registrada no município de Formoso do Araguaia, onde já foram confirmados 65 casos de Covid-19 entre os indígenas.

E nesta sexta-feira (10) a SES informou que 169 indígenas de aldeias em Formoso do Araguaia, na região sul do estado, foram diagnosticados com Covid-19.

O surto de coronavírus em aldeias da Ilha do Bananal começou no final de junho e até agora 253 indígenas foram contaminados.