Política

Ex-presidente do SRA, pecuarista Rodrigo Guerra assume o comando da Adapec

A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 23.

Rodrigo Rochael Guerra, novo presidente da Adapec, nomeado pelo governador Wanderlei Barbosa.
Foto: Dinalva Martins/Governo do Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa oficializou, nesta terça-feira (23), a nomeação de Rodrigo Rochael Guerra para a presidência da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). Com uma trajetória de mais de 40 anos dedicada ao setor agropecuário, Guerra assume a autarquia com a missão de fortalecer o agronegócio tocantinense.

Pecuarista e administrador, o novo presidente traz na bagagem vasta experiência na gestão pública federal, tendo ocupado por dois mandatos o cargo de superintendente da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/TO), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Assumo o desafio de liderar a Adapec com o compromisso de colaborar com a garantia da segurança sanitária do nosso Estado, promovendo o desenvolvimento sustentável e assegurando que os produtos do Tocantins continuem conquistando mercados com qualidade e confiança, além de fortalecer e valorizar continuamente a capacidade e o profissionalismo dos nossos servidores”, destacou Rodrigo Guerra.

Perfil

Natural de Goiânia (GO), Rodrigo Guerra tem 60 anos, é casado e filho de pecuarista. É graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão do Agronegócio. Complementou sua formação com especializações em liderança e ética no serviço público pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Exerceu o cargo do superintendente Federal da Agricultura entre 2016 e 2023. Foi presidente do Sindicato Rural de Araguaína e da Cooperativa Vallecoop. Além disso, fundador do Núcleo do Cavalo Quarto de Milha do Tocantins e juiz oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

Sua fonte confiável em Araguaína
Acompanhe nossas redes para as últimas notícias.

Especialista em manejo racional de bovinos e equinos, além de gestão de pastagens, Guerra é credenciado pelo Ministério da Agricultura no programa de melhoramento genético CEIP. Sua gestão é pautada pela capacidade de articulação, foco em resultados e profundo conhecimento das demandas da classe produtora.

 Vice-presidente da Adapec é nomeado

Francisco Pereira Ramos, médico-veterinário, assume a vice-presidência da Adapec.

No mesmo Diário, o governador nomeou como vice-presidente, Francisco Pereira Ramos. Ele é médico-veterinário concursado da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), onde atua como inspetor de Defesa Agropecuária. É pós-graduado em Inspeção de Produtos e Subprodutos de Origem Animal.

Foi presidente da Sociedade dos Médicos Veterinários do Estado do Tocantins (Sovetto) e também presidiu o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins (CRMV-TO).

Ao assumir a Vice-Presidência da Adapec, Francisco Pereira Ramos reforça o compromisso com a defesa agropecuária, a sanidade animal, a qualidade dos produtos de origem animal e o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário tocantinense.