Política

Ex-senadora Kátia Abreu critica Estado, mas nunca direcionou recursos para a ponte que desabou

Durante seus mais de 20 anos de mandato entre 2000 e 2023 a ex-senadora nunca destinou qualquer recurso para a recuperação da ponte JK, na BR-226, que é de responsabilidade do Governo Federal.

Ex-senadora Kátia Abreu
Foto: Divulgação
ecentemente a senadora Kátia Abreu se envolveu em mais uma polêmica ao criticar o Governo do Estado em relação à Ponte JK, na BR-226, que desabou deixando 13 mortos e quatro desaparecidos. Porém, tanto a ponte quanto a rodovia são de responsabilidade do Governo Federal, e poderiam ter recebido recursos de emendas da então senadora para o conserto, uma vez que o problema era conhecido ao menos desde 2019.
 
Entretanto, numa busca no Portal da Transparência do Senado em relação às emendas parlamentares direcionadas por Kátia e quanto esteve no poder, não existe sequer um registro de qualquer recurso direcionado para a recuperação da ponte. O mesmo ocorre quando pesquisado o Portal da Transparência da Câmara dos deputados quando Kátia foi deputada federal entre 2000 e 2006.
 
Além disso, não há registros de cobranças feitas por ela ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), nem enquanto era senadora e nem agora, com o desabamento da ponte. Ao invés disso preferiu apontar o dedo para o governo do Estado, que não tem qualquer responsabilidade sobre a ponte, nem a rodovia, bem como a manutenção das mesmas.