
O ex-vereador de Araguaína Edmones de Jesus Matos da Silva, mais conhecido como "Xeroso", faleceu aos 58 anos, na tarde deste sábado (12). Ele sofreu um acidente vascular celebral (AVC) em junho e passou várias semanas internado em estado grave no Hospital Regional de Araguaína.
A morte foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Marcos Duarte.
Xeroso foi vereador por quatro mandatos, suplente de deputado estadual e assessor técnico da Secretaria Municipal de Governo na gestão do ex-prefeito Ronaldo Dimas. Ele já havia sofrido um AVC em dezembro de 2015 e teve sequelas como dificuldades para caminhar.
Em nota, o presidente Marcos Duarte ressaltou que "Xeroso deixou um legado inestimável ao longo de sua trajetória política, sendo reconhecido por sua dedicação incansável em prol da cidade de Araguaína".
Xeroso nasceu em Araguaína, filho do pioneiro da cidade Avany Galdino (in memoriam) e Maria Matos. Em sua trajetória na cidade, ele se formou como bacharel em Ciências Contábeis e Direito; foi assistente administrativo na Receita estadual e na Prefeitura de Araguaína; assessor de gabinete do governador Moisés Avelino, do deputado federal Edmundo Galdino, senador João Ribeiro, senador Eduardo Siqueira Campos e atuou ainda como assessor na Secretaria Estadual das Cidades na gestão do então secretário Ronaldo Dimas. Foi vereador por quatro mandatos consecutivos (1993-1997, 1998-2002, 2002-2006 e 2013-2016) e secretário municipal de Governo (2017-2020).
O ex-vereador deixa seis filhos: Avany, Eduarda, Pedro, André, Vitória e Natally. O corpo será velado à Rua Humberto de Campos, nº 598, no Bairro São João. O enterro está previsto para esta segunda-feira, 14.
O ex-prefeito Ronaldo Dimas emitiu nota de pesar e destacou que a “a contribuição de Xeroso para a população de Araguaína durante a sua vida pública é grandiosa. Além do mais, ele era uma pessoa de coração enorme”. “Nesse momento de profunda dor de familiares e amigos, expresso meus mais sinceros votos de força e conforto a todos”, se solidarizou Dimas.
O deputado estadual Marcus Marcelo também emitiu nota de pesar lamentando a morte do amigo. "Deixo minha solidariedade aos familiares e amigos e manifesto minhas sinceras condolências".