Pela primeira vez no norte do Estado, a exposição fotográfica da Defensoria está à mostra no campus da UFT.
Foto: Marcus Mesquita

Chegando à 6ª edição desde que lançada, isto em maio de 2019, a exposição “Desatando Nós”, de autoria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), chegou, pela primeira vez, ao norte tocantinense.

A mostra fotográfica, que apresenta a história de cinco mulheres assistidas pela Instituição que superaram a violência doméstica, reconquistando o protagonismo das próprias vidas, já se encontra aberta a visitação na Unidade Cimba da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Araguaína, no hall da Biblioteca Francisco Severino.

Uma iniciativa do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública visando a promoção, por meio da arte, da conscientização contra o crime da violência doméstica, seja ela física, psicológica, patrimonial, parental ou outras, a “Desatando Nós” foi novamente montada nesta quinta-feira, 21, para compor as programações culturais da 1ª Feira Literária UFT de Araguaína (Flua), que se encerra nesta sexta-feira, 22.

A exposição conta com 22 fotos de autoria da repórter-fotográfica da DPE-TO, Loise Maria, que assina, também, a direção de imagens da atividade, que permanecerá no local até o próximo dia 29 de novembro.

Defensora pública responsável pelo estabelecimento desta parceria com a UFT na realização de mais esta edição da “Desatando Nós”, Téssia Gomes Carneiro enalteceu o rico valor educativo da ação promovida em um ambiente acadêmico.

“A exposição fotográfica ‘Desatando Nós’, ao protagonizar as cinco mulheres vítimas de violência doméstica assistidas pela Defensoria Pública, direciona o olhar do público visitador para a conscientização sobre o tema e o importante papel da Instituição em suas defesas. A arte feita por elas compõe uma esfera complexa e é ampliada no debate junto ao meio acadêmico. Desta forma, é enriquecedor expô-la no espaço da biblioteca e significativo que isso ocorra dentro da universidade, onde diversos alunos, professores e comunidade em geral transitarão e serão agraciados com as expressivas fotos tiradas por Loise Maria”, afirmou Téssia Carneiro.

Docente da UFT e uma das componentes da comissão organizadora da Flua, Eliane Testa reforçou a importância de receber a exposição tratando do tema da violência contra as mulheres, especialmente no espaço da academia, sendo compreendido como um espaço de transformação e de formação do pensamento crítico.

“A ‘Desatando Nós’ oportuniza um debate e um olhar acerca do tema que é sempre urgente e deve estar em pauta, dado os índices alarmantes da violência contra a mulher e o feminicídio. E a universidade receber esta exposição é uma forma de convocar a população, a sociedade araguainense para pensarmos juntos estas questões que, infelizmente, estão presentes no cotidiano de muitos e para as quais não podemos fechar os olhos. Esta parceria é um retorno da UFT, junto à Defensoria, visando conscientizar a população e criar espaços de diálogos, já que falamos sobre questões que permeiam a sociedade de forma brutal e temos de criar meios de discutir estas questões em amplo sentido”, ressaltou a professora Eliane.

Protagonistas

Protagonizam a exposição Divina Helena Gomes da Silva; Francisca Maria Fernandes da Luz; Luziene Batista Pereira; Maria Marcileia Gomes Contreiras Saldanha e Mônica Negrão Teixeira, todas elas vítimas, em algum momento de suas respectivas vidas, destas práticas criminosas, tendo as superado.

Histórico da mostra

Lançada em maio de 2019, no Capim Dourado Shopping, a “Desatando Nós” foi exposta, na sequência, na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (AL-TO); no campus Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT); na 19ª edição da ação Movimento Pela Vida (MPV), realizada em Taquaruçu; na Controladoria Geral do Estado (CGE) e no Igeprev; além da Flua, que, atualmente, recebe a mostra fotográfica.

Ficha técnica

Realização: Defensoria Pública do Estado do Tocantins / Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem)

Parceiro: Senac Tocantins – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial / Sistema Fecomércio

Proposta: André Araújo Nascimento, Loise Maria / Comunicação DPE-TO e Catarina Maria de Lima Lopes / Nudem

Supervisão: Franciana Di Fátima Cardoso – defensora pública e coordenadora do Nudem

Fotografia e seleção de fotos: Loise Maria

Direção e produção fotográfica: Loise Maria e Catarina Maria de Lima Lopes

Mulheres fotografadas: Divina Helena Gomes da Silva, Francisca Maria Fernandes da Luz, Luziene Batista Pereira, Maria Marcileia Gomes Contreiras Saldanha e Mônica Negrão Teixeira

Texto e apresentação: Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO

Designer gráfico: Vinicius Sá / Comunicação DPE-TO

Edição de imagens: Loise Maria e Vinicius Sá

Pesquisa de conteúdo e criação: Patrícia Ströher / Comunicação DPE-TO e Catarina Maria de Lima Lopes

Locação: Estúdio de Fotografia / Senac Palmas

Maquiagem e produção: estudantes do curso de Maquiagem e Cabelo do Senac Palmas, sob supervisão de Fátima Luzia da Cunha Neves (técnica em Educação Profissional) e Virgínia Lígia Rezende (instrutora)

Apoio institucional / Senac: Lunáh Brito Gomes (diretora regional) e Dirce Betânia Faustino (gerente de Educação Profissional)

Organização: DPE-TO / Nudem

A exposição apresenta a história de cinco mulheres que superaram a violência doméstica.