Se Carlos Amastha (PSB) tivesse sido eleito entraria para a história como o primeiro estrangeiro a governar um estado brasileiro. Contudo, perdeu no primeiro turno, mas nem por isso a unidade da federação com apenas 30 anos de criação deixou de fazer algo inédito.
Na eleição deste domingo, 7, o Tocantins elegeu como senador Irajá Abreu (PSD), filho da senadora Kátia Abreu (PDT), candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes (PDT). Com isso, o estado entra para a história do Brasil como o único a eleger mãe e filho para o senado, no mesmo mandato.
Dessa forma, a representatividade no senado se concentra nas mãos da família Abreu, pois são apenas três vagas. A outra será ocupada pelo recém eleito Eduardo Gomes (SD).
Outro feito curioso foi o estado também eleger Claudia Lélis (PV), ex-vice governadora do Tocantins, cujo mandato foi cassado em abril deste ano. Ela é esposa do ex-deputado estadual Marcelo de Lima Lélis (PV), que está inelegível até 2022.
Marcelo Lelis era o vice na chapa na chapa de Marcelo Miranda, em 2014. Como o TSE negou o registro de candidatura, a esposa Claudia Lélis subsitiu o esposo na chapa e foi eleita vice-govarnadora.
O estado também coleciona outros feitos inéditos na política. O ex-governador Marcelo Miranda (MDB) também foi o único governador brasileiro a ser cassado por duas vezes.
Leia+
http://araguainanoticias.com.br/noticia/49297/gomes-e-iraja-sao-eleitos-senadores-vicentinho-cesar-e-ataides-ficarao-sem-mandatos/
http://araguainanoticias.com.br/noticia/49316/dezesseis-deputados-estaduais-sao-reeleitos-araguaina-emplaca-5-parlamentares/
http://araguainanoticias.com.br/noticia/49291/com-93-das-urnas-apuradas-mauro-carlesse-e-reeleito-governador-do-tocantins/