O pequeno araguainense Vicente Emanuel Marinho Matos, de apenas 2 anos, está com insuficiência pulmonar e pancreática e precisa com urgência de um aparelho de oxigênio portátil, que custa em torno de R$ 16 mil.
A família não tem condições de comprar o aparelho e fez uma vaquinha na internet para arrecadar o dinheiro.
As insuficiências de Vicente Emanuel são causadas pela fibrose cística, doença rara, sem cura, genética e que gera acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo.
Vicente faz tratamento no Hospital da Criança José Alencar, em Brasília, acompanhado da mãe Tatiane Silva Matos. “O aparelho custa em torno de R$ 16 mil e será utilizado no uso diário fora de casa e principalmente nas viagens de avião para retorno médico, em Brasília”, disse a mãe.
Tatiane Silva contou ao AF Notícias que deixou de estudar e trabalhar para se dedicar ao filho. “Ele não está conseguindo ganhar peso por causa da doença e deve ser colocado numa sonda. A doença foi descoberta tardiamente, mesmo fazendo o teste do pezinho. Ele toma medicações diárias pela insuficiência pancreática, asma e refluxo, além de várias terapias”, contou.
Ela espera futuramente ver o filho vivendo normalmente. “A fibrose cística atinge cada um de forma diferente. O Vicente demorou um certo tempo para descobrir e isso acabou o prejudicando um pouco. Mas vamos conseguir vencer essa batalha. A fibrose cística é parte do que somos, não o limite do que podemos ser!”, declarou a mãe.
Os interessados em ajudar o pequeno Vicente Emanuel podem efetuar doações financeiras através deste link.
O telefone para contato com a mãe da criança é o (63) 9232-2731, também habilitado para WhatsApp.