
Na manhã desta segunda-feira (23), familiares dos reeducandos da Cadeia Pública de Peixe-TO fizeram uma manifestação pacífica em frente à cadeia, pedido a permanência da unidade no município. Além disso fizeram um abaixo -assinado que será enviado ao Governo do Estado.
A cadeia Pública de Peixe-TO atende os municípios de Jaú do Tocantins e São Valério. Suas instalações foram recentemente reformadas com a ajuda da comunidade e se encontra em boas condições.
O protesto ocorreu após parentes de presos receberem informações extraoficiais sobre o possível fechamento da cadeia de Peixe. Eles avaliam que além do município de Peixe ser afetado com a possível decisão, as cidades de Jaú do Tocantins e São Valério também serão impactadas. Principalmente no tocante as transferências dos internos durante essa pandemia.
Relataram também que a medida atinge também a segurança pública. “Já que a Polícia Civil e a Militar não dispõe de pessoal e viaturas para realizar o deslocamento de presos para outras localidades.” Argumentou os familiares em nota.
“Outra questão essencial do impacto está voltado para às condições econômicas desfavoráveis dos familiares que não poderão visitar regularmente seus familiares.” Pontuou.
Em nota ao AN, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou que a situação está sendo analisada e alinhada diretamente com a unidade penal em Peixes. Enquanto isso, a cadeia segue a rotina dentro da normalidade.