Educação

Fapt abre inscrições para a 2ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Evento está marcado para a próxima quarta-feira, 3 de abril, e contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos

Os interessados podem se inscrever até terça-feira, 2, de forma gratuita e on-line, por meio do site da Fapt.
Foto: Najara Barros/Gov. TO

O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), abriu as inscrições para a 2ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti). Com o tema Para um Tocantins mais Justo, Sustentável e Desenvolvido, o evento está marcado para a próxima quarta-feira, 3 de abril, das 8h às 12h, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos; e das 13h30 às 20h30, no prédio da reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. 

Os interessados podem se inscrever até terça-feira, 2, de forma gratuita e on-line, por meio do site da Fapt. As inscrições também podem ser feitas no dia do evento, caso o limite de vagas não tenha sido atingido. 

A conferência, que contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, tem como objetivo reunir pesquisadores, gestores, empresários do setor produtivo, representantes de organizações da sociedade civil organizada, professores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa, e demais interessados, para debater e propor soluções relacionadas à ciência, tecnologia e inovação, e promover novas políticas públicas no Tocantins. 

“Nós vivemos um momento de virada tecnológica, em que o Brasil retoma e compreende a política de ciência, tecnologia e inovação como estratégica para o desenvolvimento do país, para o desenvolvimento econômico, para a retomada da industrialização. Então, a Conecti vem no sentido de a gente trabalhar a política nacional, garantindo que o Tocantins e a região Norte estejam representadas”, pontuou a presidente da Fapt, Germana Pires.

Eixos temáticos 

O evento se concentrará em quatro eixos temáticos: consolidação e fortalecimento do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação; reindustrialização em novas metas e apoio à inovação nas empresas; ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. 

Os esforços irão resultar em um documento, contendo as recomendações para a política de ciência, tecnologia e inovação de interesse do Tocantins, que será encaminhado para a etapa regional e depois integrará o relatório nacional. A finalidade é compor propostas para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2024-2030), a ser desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Programação

Dia 03/04

8h30 – Credenciamento (Auditório do Palácio Araguaia)
9h30 - Coquetel de Abertura
10h – Cerimônia de Abertura – Boas-vindas e mesa de abertura

11h30 – Lançamento 1º Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT

12h – Intervalo

13h - 13h30 – Credenciamento (Campus da UFT)
13h30 – Abertura dos Grupos de Trabalho

-Pronunciamento de abertura com diretor científico do CNPQ;

-Apresentação do documento das Conferências Livres - Rede Descer - CDR Sul, Central, Médio norte e Bico;

-Leitura e aprovação do regimento interno;

-Orientações metodológicas para os eixos temáticos.

14h30 - Grupos de trabalho

17h30 – Finalização dos grupos de trabalho

18h – Plenária Geral

20h30 – Encerramento