Ramila Macedo

Neste início de ano letivo, o fechamento de uma conceituada escola estadual  em Xambioá deixou a população indignada. O Araguaína Notícias recebeu uma denúncia de que a prefeitura, através da secretaria municipal de educação de Xambioá (TO), solicitou à Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Araguaína (TO) o prédio da Escola Estadual São Judas Tadeu, alegando que passaria oferecer ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano). Segundo a denúncia, com a medida todos os alunos foram transferidos e o prédio da escola dará lugar a uma creche.

A denúncia

Conforme o denunciante que não quis se identificar com medo de sofrer represálias, houve um suposto acordo entre a prefeita de Xambioá Silvia Machado e o Secretário de Educação do município, Manoel Cardoso em que ambos solicitaram da Regional de Ensino o prédio da Escola São Judas Tadeu. “Fazendo cessar as relevantes atividades de ensino desenvolvidas e ainda doando o imóvel e demais bens públicos afetados para a Prefeitura Municipal de Xambioá” afirma a denúncia.

Segundo informações recebidas pela reportagem, os gestores fizeram a solicitação do prédio informando ao Estado que na mesma iria funcionar o ensino fundamental. Porém, o Estado doou apenas o prédio e o local será transformado em uma creche, e não em uma escola. Conforme a denúncia, a população acha que a construção de creche é importante, mas não aceita a extinção da escola. “Isso se resolve com construção de creches e não com fechamento de escolas” aponta a denúncia.

Destaque da escola extinta

O fechamento da Escola causou revolta para pais, alunos e a população de modo geral. Segundo denúncia, implica impedir que as crianças e adolescentes da região tenham direito a educação em uma conceituada escola. A São Judas Tadeu foi destaque na prova do Salto em 2011, ano em que a instituição recebeu R$ 10 mil reais e cada servidor foi contemplado com R$ 1.000,00 pelo resultado no Salto. Em 2013 o Araguaína Notícias também denunciou a tentativa de se fechar a Escola Paroquial São Miguel Arcanjo, com 53 anos de tradição na cidade.

Servidores desavisados

A escola possui uma página oficial no Facebook, e em uma das últimas publicações foi postado que professores não sabiam do que estava acontecendo. “fecharam a Escola Estadual São Judas Tadeu, não estamos informando aqui detalhes, pois não sabemos de nada... não passaram nada para os servidores... Fizemos várias ligações para Araguaína e para Palmas e nessas ligações nos falaram que a Escola já estava fechada (simples assim)... Pedimos desculpas aos internautas por não termos os deixados a par da situação, mas temos uma justificativa ESQUECERAM DE NOS AVISAR” diz o poste.

Respostas

O Araguaína Notícias entrou em contato com a Seduc (Secretaria Estadual de Educação) e foi informado que a municipalização foi realizada, mas que “os processos de transferência da estrutura física, mobiliário e equipamentos da rede estadual para as municipais estão em andamento”. A reportagem também entrou em contato com prefeitura de Xambioá, por e-mail e por telefone, no dia 11  de fevereiro, mas ainda não obteve retorno. O espaço permanece aberto.