
“A maquiagem dela agora é poeira, a patricinha virou boiadeira”, Patrícia Fagundes, dona de uma loja de vestuário, em Araguaína, entra no clima das festividades mais esperado do ano, pecuárias e juninas. Apresenta aos clientes vários provadores, em estilo country, aposta em variedades, para que a escolha de peças tenha como critérios beleza e muito conforto.
“Este ano, está em alta os coletes, camisas e camisetes, vestidos e claro, os acessórios, como por exemplo, os cintos. Cheguei semana passada de São Paulo e já saíram muitas peças, a procura é grande, porque é uma festa muito esperada. Ontem chegou mercadoria de novo, semana que vem vai chegar novamente, eu estou muito confiante com o aumento nas vendas, e já sinto um percentual de 100% a mais, que nos dias normais."
Patrícia conta como começou o negócio. “Trabalho com moda há três anos, comecei com o desapego, moda sustentável e hoje trabalho com roupas novas. Eu quis crescer no meu negócio, este ano resolvi ser Microempreendedor Individual (MEI) e estou muito feliz por ter feito o cadastro, é mais segurança para trabalhar. Porque eu tinha um pouquinho de medo de empreender, mas agora, depois que eu pesquisei um pouco, estudei sobre moda, vi que é uma grande oportunidade. Estou amando e sou muito grata com esse aumento nas vendas”.
As festas agropecuárias do Tocantins, com cavalgadas e as festividades juninas aquecem a economia nesta época do ano em todo o Estado. Em Araguaína, a Exposição Agropecuária (Expoara) com início em 29 de maio, e programação até dia 09 de junho, impacta positivamente a economia do município e Região.
Quem já sente este impacto positivo são as irmãs Ana Luiza e Laíza Hellen, que apostam em um aumento de 100%, nas vendas.
Apaixonada por moda, desde criança, Ana Luiza Dias Martins, tem uma loja de vestuário e acessórios, em parceria com a irmã, Laíza Ellen Dias Martins. Ana Luiza explica que sua loja vende roupas de todos os estilos, mas uma compra específica foi realizada, para atender as amantes da moda country. “Para quem gosta desse estilo, vestidos com franjas, saias e shorts de couro, camisas, cintos com pedrarias e correntes, já estão na nossa vitrine, e inclusive, aproveitando todo o cenário do campo, realizamos um provador exclusivo, no Parque de Exposições”.
“O aumento nas vendas no mês de junho é bastante significativo, porque começa as exposições agropecuárias da região, cavalgadas e festas juninas. E depois vem o mês de julho, com a temporada de praia. Então, aqui na loja, consideramos este período como o de dezembro, onde a procura por peças é muito grande e podemos dizer que dobra a quantidade de vendas dos meses anteriores em 100%, ou até mais", explicou Laíza Ellen.
Ana Luiza Dias Martins comemora esse crescimento no negócio. “É um sonho realizado. Sempre amei a moda, sempre gostei do que tá em alta, de vestir as pessoas. Desde que eu comecei a empreender, antes mesmo de ter minha própria loja eu trabalhava com moda, como vendedora. Hoje procuro escolher cada peça pensando no meu cliente, faço tudo com muito amor e tenho muitas clientes, graças a Deus e é neste negócio que eu me identifico, isso aqui é a minha vida, e minha irmã é meu braço direito, a gente faz tudo juntas, sempre pensando no bem estar e em vestir bem quem escolhe um look na nossa loja”.
Planejar com estratégias inteligentes
Para ter estímulo ao consumo e aumentar a rentabilidade nos pequenos negócios, o Sebrae Tocantins, destaca que entender o público e ficar de olho em datas especiais, como as festas agropecuárias e juninas, faz toda a diferença, além disso, apostar em treinamentos e consultorias.
“E o Sebrae está sempre de portas abertas para estimular e apoiar os empreendedores, que transformam a realidade local, que conseguem agregar valores ao seu negócio, ofertando produtos de qualidade e causando um impacto positivo na comunidade”, destacou a gerente regional do Sebrae Tocantins, Maikellen Carvalho.
A gerente acrescenta: “estas festividades, e uma feira do agronegócio tão grande como a Expoara, gera impacto diretamente na economia da nossa cidade e de nosso Estado. E estamos junto com nossos empreendedores, oferecendo capacitações, treinamentos, consultorias, damos o apoio necessário, ao pequeno negócio, para ajudá-los ainda mais a alcançar essa produtividade nas vendas, para que atinjam os seus objetivos. Temos, por exemplo, treinamentos em desenvolvimento de equipe de vendas, e sabemos que uma boa comunicação, tanto interna como externa, pode trazer ainda mais resultados”.
Um levantamento do Sebrae Tocantins, aponta que em todo o Estado, são 134.446 mil empresas ativas, em diversos segmentos, contribuindo com o crescimento e geração de emprego e renda.