Arnaldo e Juan Carlos, pai e filho, participaram do Festival.
Foto: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

Uma competição divertida e cheia de nostalgia reuniu participantes de diferentes gerações na tarde do último sábado no Eco Parque Cimba. Foi o 1° Festival de Pião, promovido pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. O evento faz parte do projeto “O mundo lúdico do Parque Cimba”, iniciado em setembro e que segue até junho de 2020.

O momento que para alguns foi de relembrar a infância, para outros foi novidade e oportunidade de aprendizado. Na primeira modalidade disputada, Pião ao Círculo, houve até disputa entre pai e filho, com Arnaldo e Juan Carlos Gonçalves.

“Gosto muito de jogar pião, aprendi há dois anos com meu pai e meu tio. Nós sempre jogamos juntos em casa”, comentou Juan Carlos, de 12 anos. A experiência falou mais alto e o pai, Arnaldo, levou o primeiro lugar na modalidade.

Na modalidade Manobras ao Ar, o primeiro colocado foi Fabiano Farias, que deu um show de habilidade com o brinquedo.

Oportunidade de negócios

O aposentado Antônio Miranda, morador do setor Santa Terezinha, ficou sabendo do festival e aproveitou para faturar uma renda extra vendendo piões que ele mesmo produziu. “Joguei muito pião na infância. No meu tempo, o pião era feito a facão, levava umas 9 horas para fabricar um só. Às vezes, ao final, o pião rachava e tinha que começar tudo de novo”, comentou.

Além de vender, o aposentado também participou da competição. “Estou na torcida por ele, vou treinar para também competir no próximo festival”, afirmou a esposa, dona Maria Gonçalves.

Seo Antônio não deu muita sorte na competição e foi eliminado nas primeiras rodadas, mas não perdeu a animação e saiu bastante satisfeito. “Estou feliz, me diverti e consegui vender todos os meus piões”, finalizou.

Classificação

Modalidade Pião ao Círculo
1° lugar- Arnaldo Gonçalves
2° lugar - Ary  Nascimento
3° lugar - Fabiano Farias
4° lugar - Juan Carlos Gonçalves
5° lugar - André dos Anjos

Modalidade Manobras no Ar
1° lugar- Fabiano Farias
2° lugar - Blenner Barbosa
3° lugar - Eduardo Henrique
4° lugar - André dos Anjos
5° lugar - Juan Carlos

O 1º Festival de Pião aconteceu no último sábado, 19, no Parque Cimba.

Fabiano Farias foi o campeão da modalidade Manobras no Ar.

Além de participar da competição, o aposentado Antonio Miranda aproveitou para vender os piões que fabricou..